Personal branding: saiba como construir a marca pessoal
Entenda como construir reputação e posicionamento com o objetivo de se destacar dos outros profissionais
Personal branding é a gestão estratégica da imagem e reputação de uma pessoa.
O objetivo, de fato, é criar percepção positiva e consistente sobre suas competências, valores e o que oferece ao mercado ou a público específico.
É um processo de construção de marca pessoal que reflete a identidade única de um indivíduo.
Ainda, agrega valor à sua imagem e o posicionando como referência no seu segmento, o que pode impulsionar oportunidades de carreira e negócios.
Personal branding e objetivos
São objetivos do personal branding:
– Construir reputação, seja para desenvolver ou manter percepção pública positiva de suas qualidades e experiências;
– Posicionamento de mercado, com o objetivo de se destacar dos outros profissionais e se tornar referência em sua área de atuação;
– Gerar confiança para transmitir segurança e credibilidade para potenciais clientes e empregadores;
– Alavancar a carreira para abrir portas a novas oportunidades de trabalho e negócios e impulsionar o crescimento profissional.
Os componentes essenciais são identidade, narrativa, consistência e valor.
Marketing pessoal
Em relação ao marketing pessoal, a diferença é que o marketing pessoal foca na divulgação de produto ou serviço específico.
Portanto, o personal branding é um processo mais abrangente e estratégico que tem como meta desenvolver a imagem, as competências e a percepção de valor de uma pessoa, para que o marketing pessoal, quando utilizado, seja a expressão autêntica e consistente dessa marca já construída.