Cannes Lions 2024: as lições de Queen Latifah e Andie MacDowell sobre autoaceitação
As falas e as presenças delas no festival demostram a evolução do papel das marcas em meio ao processo de representatividade e construção de subjetividades
Cannes Lions 2024: as lições de Queen Latifah e Andie MacDowell sobre autoaceitação
BuscarAs falas e as presenças delas no festival demostram a evolução do papel das marcas em meio ao processo de representatividade e construção de subjetividades
21 de junho de 2024 - 14h22
Duas estrelas do mundo pop, cada uma a seu estilo e área, protagonizaram dois painéis importantes no Cannes Lions 2024 ao longo da semana com uma mensagem clara: a importância da autoaceitação da imagem das mulheres. Queen Latifah foi escolhida para a estreia do laboratório norueguês Novo Nordisk no Festival de Criatividade para falar sobre obesidade e compartilhar experiências em lidar com questões sobre sua imagem no mundo da música e na atuação como atriz.
Em 2023, a Novo Nordisk conquistou a posição de empresa mais valiosa da Europa depois de lançar seu medicamento para perda de peso Wegovy no Reino Unido. O grupo farmacêutico também é conhecido por fabricar o Ozempic, indicado para diabetes tipo 2. A empresa escalou Queen Latifah para protagonizar a campanha “Bigger Than Me”, que promove aceitação do corpo e defesa da saúde.
“O peso e a imagem sempre foram uma discussão. Tipo de corpo. Formato do corpo. Comecei como rapper, havia muita, muita pressão”, declarou ao revelar que um dos motivos pelos quais veio ao Cannes Lions foi para ajudar a moldar as decisões que envolvem a criação de publicidade e a escolha das imagens que elas contêm.
E se tem uma empresa que ajudou a moldar a imagem da mulher no imaginário mundial por meio da publicidade é a centenária L’Oréal, que marcou presença em alguns painéis do Festival. No principal deles, deu palco a ninguém menos do que a personalidade que foi “a cara“ da L’Oréal por 40 anos, a atriz e embaixadora de longa data da companhia francesa, Andie MacDowell.
O painel teve como foco o lançamento e a discussão sobre o curta-metragem “The Final Copy of Ilon Specht”, em homenagem à autora do famoso slogan “Because I’m Worth It” (“Porque eu valho a pena”, na tradução literal, mas “Porque eu mereço” e “Porque Você Vale Muito” na adaptação brasileira da frase), lançado em 1971. Ilon Specht, ex-redatora da McCann, faleceu em maio, aos 81 anos.
“Eu já disse essa frase tantas vezes e não queria que as pessoas pensassem que eu era vaidosa ao dizê-la. Assistir ao filme mudou completamente o que eu sentia sobre isso – porque de fato ‘I’m worth it’. Sou muito grata por assistir ao documentário e com isso ter aliviado qualquer dor que senti ao dizer essa frase antes.”
As falas e as presenças de Queen Latifah e Andie MacDowell no Cannes Lions demostram a evolução do papel das marcas em meio ao processo de representatividade e construção de subjetividades. Pressões estéticas, questões relativas à obesidade e ao envelhecimento tem um carga muito maior sobre as mulheres, e quando as empresas decidem discutir esses assuntos abertamente prestam um enorme serviço em favor da autoaceitação feminina.
Compartilhe
Veja também
Como as mulheres estão moldando o mercado dos games
Lideranças femininas de diferentes players falam sobre suas trajetórias profissionais na indústria
Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma
Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços