Itaú cria 40 filmes para o mobile

Buscar
Publicidade

Comunicação

Itaú cria 40 filmes para o mobile

Com criação da DM9DDB e produção da Sentimental, campanha será veiculada de forma personalizada para os correntistas do banco no Facebook e YouTube


5 de abril de 2016 - 17h24

Depois de apostar nos emojis e de apresentar o conceito “digitau”, o Itaú continua a investir em seu modelo de relacionamento 100% digital. Porém, dessa vez, descarta a mídia tradicional e foca somente no meio digital. Com estreia nesta terça-feira, 5, o banco começa a promover o aumento dos downloads de seu aplicativo móvel com uma campanha baseada em inteligência de dados composta por 40 filmes.

O ponto de partida para o desenvolvimento da nova comunicação foi mapear os motivos pelos quais dois terços dos 60,3 milhões clientes do banco ainda não utilizam a ferramenta. Após realizar uma série de ações direcionadas para os variados perfis de clientes, o Itaú chegou a cinco fatores que dificultam a adesão ao app: falta de familiaridade com a tecnologia, desconfiança em relação à segurança, sinal de conexão ruim e consumo de dados, qualidade do aparelho e desconhecimento em relação às vantagens do serviço móvel.

Cada uma das cinco resistências deu origem a oito argumentos para convencer os correntistas do banco a usarem o app. Em cima disso, a DM9DDB criou 40 comerciais que serão exibidos, via Facebook e YouTube, de acordo com a idade, renda e uso do celular do consumidor. “Chegamos a 210 clusters com a pesquisa, organizados de acordo com as características dos correntistas. A sequência e quantidade de vídeos a serem exibidos para cada usuário será determinada segundo o perfil de cada um deles”, afirma Igor Puga, vice-presidente de integração e inovação da agência.

Apesar de terem sido pensados especificamente para o mobile, os vídeos contaram com uma estrutura significativa de produção. A Sentimental filmou os comerciais durante três dias em dois sets, com uma equipe de 90 pessoas e 30 atores. “Não é porque o trabalho é para o mobile que o filme tem que ser mambembe, filmado com celulares”, opina Puga. Com duração de 15 segundos cada, as peças foram dirigidas por Felipe Adami e trazem personagens inusitados, como um vampiro e uma atriz de cinema mudo. “Estamos competindo com o conteúdo exibido na timeline do usuário: Buzzfeed, sites que noticiam a situação política do País. Então a entrega de filmes tem que ter essa pegada de conteúdo, com roteiros bem pensados. Senão a pessoa que está assistindo morre de tédio”, diz Aricio Fortes, VP executivo de criação da DM9.

Os filmes aparecerão somente nas telas dos correntistas do Itaú. Para que isso aconteça, um cookie será ativado quando o cliente realizar o login em sua conta no banco. Esse cookie será cruzado com os dados no Facebook e no YouTube, respectivamente, para que o vídeo chegue ao usuário. “É o que chamamos de encontrabilidade, é um match de duas bases. Os comerciais serão exibidos como publicidade no Facebook e no pre-roll do YouTube”, explica Puga.

Com a campanha, o Itaú espera aumentar em dez vezes o número de instalação do app em um período de 40 dias. De acordo com Fernando Amaral, diretor de marketing e negócios do Itaú Unibanco, além do objetivo principal de estimular a adoção do serviço, existe a intenção secundária de reforçar o uso entre aqueles que já têm o ícone instalado no celular. “Queremos ser mais pessoais no atendimento. E o app faz muito sentido para facilitar a vida da pessoa. O legal da campanha é que a gente passa a colocar cada vez mais o consumidor em perspectiva”, declara.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: montadoras apostam em personalidades

    Campanhas da Semana: montadoras apostam em personalidades

    Galvão Bueno, Tatá Werneck e streamers estrelam campanhas de marcas como Jeep, Citröen e Tupi

  • Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Holding encerra primeiro trimestre com queda de 1,6% na receita orgânica, resultado que estava, segundo o CEO, dentro do esperado