>>>>LINK >>> >>>ID >>

Cereja Digital compra jornais da Traffic

Buscar

Mídia

Publicidade

Cereja Digital compra jornais da Traffic

Novo grupo controlador do Diário de S. Paulo e Rede Bom Dia é capitaneado por Mário Cuesta, dono da editora RMC e da gráfica GMA

Igor Ribeiro
5 de setembro de 2013 - 9h00

 O Grupo Traffic confirmou, através de comunicado oficial divulgado na noite desta quinta-feira, 5, a venda do jornal Diário de S. Paulo e dos títulos integrantes da Rede Bom Dia de Comunicações para a Cereja Comunicação Digital, que tem entre seus sócios Mário Cuesta, também dono da editora RMC e da gráfica GMA, em Jarinu (SP).

Segundo o comunicado, o negócio foi fechado na segunda-feira, dia 2 de setembro. “Em razão de um compromisso de confidencialidade entre as empresas os detalhes não serão divulgados”, afirma o texto.

A edição desta semana de Meio & Mensagem deu detalhes da negociação em curso. Desde janeiro, o empresário J. Hawilla colocou à venda a Rede Bom Dia, que publica oito jornais em cidades do interior paulista, como Jundiaí, Bauru, Sorocaba e São José do Rio Preto, além de uma edição para o ABCD, na região metropolitana. Mas o Diário de S. Paulo atraiu mais interessados.

Cuesta fechou negócio e optou por concretizá-lo através da figura jurídica da Cereja Digital, empresa de mídia out-of-home criada em 2007 que, entre outras operações, possui monitores em 87 hipermercados Extra, em 17 Estados.

A trajetória do Diário tem sido uma das mais difusas entre os impressos tradicionais da capital paulista. Fundado em 1884 por José Maria Lisboa com o nome Diário Popular, permaneceu na família até 1988, quando foi vendido ao ex-governador Orestes Quércia. Por sua vez, o empresário e político repassou o veículo à Infoglobo, em 2001, por R$ 200 milhões, quando o jornal tinha, em média, circulação de 130 mil exemplares por dia.

O grupo carioca desejava ter uma operação impressa na capital paulista, das poucas atividades de mídia que não exercia em São Paulo. Mudou o nome do jornal, resgatando uma antiga marca dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, sem relação direta com a origem do Diário Popular. A gestão, no entanto, amargou quedas seguidas de circulação — o jornal chegou a vender 30 mil exemplares —, e foi acusada de distanciar o título do cidadão paulistano ao tentar imprimir um contexto mais nacional, influenciada pela linha de O Globo.

Em 2009, a Infoglobo passou o jornal a J. Hawilla, proprietário da empresa de marketing esportivo Traffic, da TV Tem e da Rede Bom Dia. A nova gestão tratou de reabilitar o gosto do público paulistano pelo diário, elevando a circulação para 50 mil exemplares, média que mantém até hoje.

Apesar de ter estancado a tiragem, as receitas do impresso não melhoraram e o negócio — assim como os nove títulos da Rede Bom Dia — se mostrou insustentável. Desde 16 de abril de 2011, a sede do Diário de S. Paulo funciona em Osasco, junto às operações da Rede Bom Dia.

Hawilla chegou a contratar consultorias, realizar enxugamentos e renovar o projeto, mas sem o efeito esperado. Rumores de mercado sobre o preço em negociação da gráfica e do Diário vão de R$ 25 milhões a R$ 30 milhões.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”