Ongoing está prestes a adquirir o controle do iG

Buscar

Ongoing está prestes a adquirir o controle do iG

Buscar
Publicidade

Mídia

Ongoing está prestes a adquirir o controle do iG

Grupo português é acionista da Portugal Telecom, que também participa do capital da Oi, controladora do portal


28 de abril de 2012 - 11h52

O portal iG, controlado pela Oi, deve trocar de mãos nas próximas horas e passar ao controle do grupo português Ongoing. Funcionários do iG, informalmente, confirmam os rumores de venda do site e já até circulam informações sobre a eventual estabilidade da equipe, que seria garantida pelo novo controlador por cerca de 60 dias. As informações não são confirmadas pela Oi, iG e Ongoing. Mas, informação obtida pelo Meio & Mensagem dá como concreta a venda do portal iG ao Ongoing, transação que deve ser anunciada oficialmente, no máximo, até a semana que vem pelas empresas envolvidas. Essa informação já havia sido antecipada no início de fevereiro por este veículo.

Em entrevista ao jornal Meio & Mensagem, o CEO do Grupo Jereissati, Fernando Portella, admitiu sem reservas que “o (presidente do iG) Pedro Ripper está trabalhando num reposicionamento (do site)” e que o portal “tem de ficar no nosso portfólio como instrumento que compõe uma distribuição, e não um instrumento à parte de internet. Não é nosso negócio produzir conteúdo, embora conteúdos ligados à fidelização do cliente seja uma missão do iG. É como a Oi TV: ela não está no negócio de conteúdo, mas tem um portfólio tal que prende esse cara. O iG está sendo vendido? Não. Está sendo reposicionado e, quando isso acontece, também está entre as alternativas da planilha de decisão vender. Mas vender a parte de conteúdo. Pode ser que o interessado queira também a marca. Vamos avaliar”, afirmou na ocasião.

O próprio grupo Ongoing é o segundo principal acionista da Portugal Telecom (PT), com 10,05% das ações ordinárias com direito a voto. A PT, por sua vez, participa do capital da Oi com 25,6% de participação (direta e indireta). A Oi, por sua vez, detém 7% da PT e tem opção para chegar a 10% do capital da operadora portuguesa. Os principais executivos do Ongoing em Portugal – Nuno Vasconcellos e sua mãe, Isabel Rocha dos Santos, uma das mulheres mais ricas de Portugal -, são, também, os principais acionistas individuais da RS Holding (que controla a Ongoing Strategy Investments, a Insight e a Nivalis). A RS Holding representa as ações do Ongoing na Portugal Telecom.

Brasil Econômico

Além da relação do Ongoing com a Portugal Telecom e, por etapa com a Oi e o controlado iG, o portal hospeda o jornal Brasil Econômico: na home do veículo, a barra superior remete ao iG. No Brasil, o Ongoing tem participação na Ejesa – Empresa Jornalística Econômico S/A, que edita os jornais Brasil Econômico, O Dia, Meia Hora e Marca Campeão. O Ongoing estaria na disputa pela aquisição do iG, controlado pela Oi, ao lado do Yahoo. A informação sobre a venda do iG foi noticiada com exclusividade pelo Meio & Mensagem em outubro do ano passado. Na época, conforme apurado por este veículo, estariam interessados em adquirir o portal o Grupo RBS, a Editora Abril e o Yahoo.

Segundo fonte que tem relacionamento com o iG, o portal está avaliado em cerca de R$ 500 milhões. A eventual venda do iG, no entanto, se refere somente à parte editorial do portal. A Oi manteria o controle sobre a infraestrutura de acesso do site. O Grupo Ongoing tem feito movimentos para aumentar sua presença na mídia brasileira e foi uma das empresas que tentou, sem sucesso, adquirir a participação de 30% de Marcelo de Carvalho na Rede TV, em negócio estimado em US$ 1 bilhão. O grupo também é um dos principais acionistas da Portugal Telecom que, por sua vez, é acionista da Oi.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo