Happn quer barrar perfis gerados por IA
App de relacionamento vai permitir que usuários denunciem uso indevido da tecnologia e atualizou termos de uso

App de namoro quer garantir autenticidade nas interações (Crédito: Divulgação)
O aplicativo de relacionamento Happn deu início ao que a companhia descreve como uma “ofensiva contra o uso indevido de inteligência artificial” na plataforma. Na prática, o app incluiu uma funcionalidade que permite que os usuários denunciem perfis criados por IA.
O objetivo do aplicativo é eliminar todo e qualquer tipo de perfil falso e garantir a autenticidade na plataforma. Assim que identificarem um perfil gerado por IA, os usuários poderão sinalizar o uso indevido da tecnologia.

Happn faz verificação de perfis criados por IA no app (Crédito: Divulgação)
O aplicativo já conta com outros tipos de denúncia, como fraude, perfil falso e mau comportamento. E, agora, passa a contar também com o campo “perfil gerado por IA”. A proposta é que o time de atendimento priorize a verificação desses casos.
Como parte da ofensiva, o Happn também atualizou seus Termos de Uso. Nele, além de proibir a existência de perfis gerados por IA, os usuários também assumem o compromisso de não enviar mensagens criadas por ferramentas de inteligência artificial, como Gemini e ChatGPT.
Internamente, a companhia monitora em tempo real atividades que não correspondem a padrões humanos. O processo é realizado por meio de sistemas automatizados e a supervisão de uma equipe de moderação.