Publicidade no mobile dobra no mundo

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Publicidade no mobile dobra no mundo

Estimativas da eMarketer apontam que compra de mídia em 2012 chegou a US$ 8,4 bi, em valores globais. O crescimento se manterá em dois dígitos nos próximos anos, atingindo US$ 37 bi em 2016


4 de janeiro de 2013 - 5h00

O investimento em mídia no mobile mais do que dobrou no mundo no ano passado, estima a eMarketer. Relatório divulgado pela empresa, especializada em dados de marketing digital, mídia e comércio eletrônico, aponta que a publicidade para celulares e tablets atingiu US$ 8,41 bilhões em 2012. No ano anterior esse montante chegou a US$ 4 bilhões. E em 2010 o total investido ficou em US$ 2,34 bilhões.

Para 2013, o cálculo é que o aporte global seja mais moderado, porém o ritmo de crescimento na casa de dois dígitos se manterá nos próximos anos, com um budget próximo de US$ 37 bilhões em 2016, ano da Olimpíada no Rio. Esses valores levam em consideração o dinheiro vindo de display e de search.

Divulgado nesta sexta-feira, 4, o relatório indica que a expansão da publicidade no mobile veio principalmente da América do Norte, especialmente dos Estados Unidos. Nesse país, os investimentos em display e search no celular tiveram uma alta de 220% no ano passado. Em mercados emergentes, o ritmo de crescimento também impressiona. Na China, os investimentos em celulares e tablets subiram 138%.

Avanço brasileiro

Na América Latina, o Brasil se destaca, com aumento estimado de 90,4% (a região inteira teve crescimento de 86%, segundo o relatório). Em 2013, a eMarketer projeta que esse percentual será de 80,5%, enquanto que no ano da Copa do Mundo a alta atingiria 92%. Já para o período da Olimpíada do Rio, quando o mercado estiver mais maduro, a empresa estima que os investimentos em publicidade mobile irão crescer 40,2% no País.

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