Google e Facebook lançam soluções para verificar notícias

Buscar

Google e Facebook lançam soluções para verificar notícias

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Google e Facebook lançam soluções para verificar notícias

Plataformas buscam combater desinformação ao instruir usuários sobre publicações com dados duvidosos


7 de abril de 2017 - 16h30

Nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7, as empresas Facebook e Google lançaram ferramentas de identificação e restrição de notícias falsas em suas plataformas. As medidas são a mais nova resposta das plataformas às críticas sobre a propagação de publicações falsas para uso comercial que são amplamente compartilhados na internet.

Facebook

(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

Desde ontem, usuários de 14 países, Brasil incluso, quando abrem o Facebook, veem um link para a Central de Ajuda da rede social, no qual há instruções para ajudar a discernir notícias apuradas de falsas. Segundo essas dicas, o usuário deve checar a URL da fonte e buscar o mesmo relato em outros sites. A medida foi aplicada em conjunto com a First Draft, uma organização sem fins lucrativos que ensina como encontrar, verificar e publicar conteúdo verdadeiro.

 

Google

Visualização da checagem feita pelo Google (Crédito: Reprodução)

Visualização da checagem feita pelo Google (Crédito: Reprodução)

Já o Google utiliza tecnologia do Jigsaw, empresa-irmã debaixo do guarda-chuva da Alphabet. Essas ferramentas ajudam a verificar postagens disponíveis na aba “Notícias” do mecanismo de busca. Quando se procura alguma notícia, o usuário vê logo após a manchete o que a matéria diz, a fonte e a classificação dela (verdadeira ou falsa). O serviço já funcionava desde outubro em alguns países, mas foi viabilizado globalmente nesta sexta-feira. Entretanto, a empresa alertou que o recurso pode não cobrir todas as publicações e disponibilizar classificações contraditórias para a mesma notícia. A empresa alega que trabalha para evitar tais falhas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário