Kombi vira laboratório ambulante

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Comunicação

Kombi vira laboratório ambulante

Casa7, especializada em comportamento de consumo, cria novo método de abordagem


18 de abril de 2011 - 2h18

A Casa7, empresa de pesquisa especializada em comportamento de consumo no Brasil e América Latina, decidiu inovar nos seus métodos de entrevistas. A abordagem ao público pode agora ser feita em uma Kombi, ano 1972, customizada para receber os entrevistados. O veículo está equipado com ar condicionado, gerador, televisão de 21 polegadas e frigobar. O objetivo da empresa com a sua “Kombi de pesquisas” é ficar mais próximo dos consumidores. A iniciativa segue o mesmo conceito dos espaços pop ups, já usados em outros países.

“A Casa7 está sempre atenta aos movimentos comportamentais contemporâneos e, diante disso, desenvolveu a Pop-up Research. Nela, a empresa vai em busca do consumidor e não o inverso. Assim, o abordamos em seu habitat”, destaca Adriana Hack, sócia diretora da Casa7.

A nova proposta, não substitui as já conhecidas e tradicionais técnicas de pesquisa. O grande diferencial da Kombi é a força do auto recrutamento. De acordo com o perfil do estudo, a empresa visita locais normalmente frequentados pelo público desejado. Um teste para a marca Kuat, por exemplo, tinha como alvo os universitários. “Fomos a seis faculdades no Rio de Janeiro em horários diversos. Chegávamos de Kombi e oferecíamos brindes e refrigerantes para aqueles que respondessem nosso roteiro. Realizamos mini grupos no interior da Kombi, totalizando 140 participantes, uma amostra bem interessante para um estudo qualitativo – e o que foi melhor, todos se auto recrutaram. A gente apenas abria a porta da Kombi e eles vinham nos abordar”, conta Gustavo Souza, sócio da Casa7.

Segundo ele, a Kombi oferece mais agilidade e custos menores. “Precisamos adequar as técnicas de coleta de dados de acordo com o ritmo e perfil de nossos entrevistados. Desenvolver formas contemporâneas de horizontalizar o diálogo entre pesquisador e pesquisado é o grande desafio dos institutos nessa era digital. Pensamos em um ambiente aspiracional, onde os próprios entrevistados viriam participar das dinâmicas, estimulando um processo de auto recrutamento”, frisa Souza.

Coca-Cola, L’Oréal, Oi, GSK – GlaxoSmithKline e algumas agências como NBS e Quê, são algumas das que integram a carteira de clientes da Casa7.
 

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