WPP compra 70% da Fbiz
Agência manterá sua independência e continuará sendo comandada pelos seis sócios diretores brasileiros
Agência manterá sua independência e continuará sendo comandada pelos seis sócios diretores brasileiros
Alexandre Zaghi Lemos
2 de junho de 2011 - 8h45
O Grupo WPP está anunciando nesta quinta-feira, 2, a compra de participação majoritária de 70% na agência interativa brasileira Fbiz. A empresa atua no mercado há 12 anos, tendo como origem o site Fulano. Mesmo após aquisição da holding multinacional, a maior do mundo no mercado de comunicação de marketing, a Fbiz continuará levando vida independente e sendo gerida pelos seus sócios diretores brasileiros, mantidos nos mesmos postos atuais: Gal Barradas (CEO), Marcello Hummel (CCO), Paulo Loeb (head de marcas e negócios), Marcelo Castelo (head de mobile e plataformas emergentes), Pedro Reiss (head de plataformas e tecnologia) e Roberto Grosman (head de canais e engajamento).
Antes da venda para o WPP, a Fbiz contava ainda com três sócios investidores: Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto, criadores do ZAZ, embrião do Terra; e o empresário André Szajman, do Grupo VR e da Trama.
Esta investida do WPP foi a segunda tentativa de compra da Fbiz. Em 2007, a Ogilvy, rede integrante da holding, iniciou movimento para incrementar seu braço digital no Brasil. A primeira tentativa, através da OgilvyOne, foi justamente a de compra da Fbiz, abandonada após 19 meses de negociações, incluindo um processo de due diligence, sem que as partes encontrassem consenso nos aspectos financeiro e operacional.
A Fbiz tem atualmente 200 funcionários e atende anunciantes como Unilever, Itaú, Netshoes, Gruppo Campari, PepsiCo, Vivo e Grupo Anhanguera. A agência surgiu em 1999 quando um grupo de jovens empresários saídos da Fundação Getúlio Vargas fundou o Fulano.com. Dos idealizadores iniciais, Marcelo Castelo, Marcello Hummel, Paulo Loeb, Pedro Reiss e Roberto Grosman continuam no negócio até hoje. Naquela ocasião, eles contavam também com Rogério e Patrícia Silberberg. E, desde o ínicio, a empresa teve Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto como sócios investidores. Em 2009, a 1188, empresa de investimentos de André Szjaman, tornou-se acionista. Em 2010, Gal Barradas assumiu como CEO e se tornou sócia da Fbiz.
Leia também:
Comprada pelo WPP, Gringo vira Possible
Compartilhe
Veja também
Lançada na CCXP, campanha da Hasbro traz desfecho de “Caverna do Dragão”
Com roteiro do Jovem Nerd e animação do estúdio Os Bonequinhos em stop motion, a campanha foi criada pela Ogilvy em parceria com a Hasbro
Mercedes celebra parceria e se despede de Lewis Hamilton
Equipe de Fórmula 1 e AMV BBDO lança campanha global para valorizar o piloto, que integrará a Ferrari em 2025