Comunicação

Colômbia tem nova ação para desmobilizar Farc´s

Conheça a nova ação dos mesmos criadores de ?Rios de Luzes?, a ação que ajudou na desmobilização de alguns guerrilheiros

i 13 de dezembro de 2012 - 12h25

 Vencedora de um Titanium Lions no Festival de Cannes de 2012, a ação “Rios de Luzes”, da agência Lowe SSP3, de Bogotá, colocou dentro de bolhas plásticas coloridas mensagens de colombianos clamando para que alguns guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc´s) se desmobilizassem.

A bem sucedida ação, que conseguiu fazer alguns nomes importantes do movimento revolucionário voltar para suas famílias, tem um segundo capítulo neste final de 2012. A ideia, agora, é apontar caminhos para lugares seguros, já que há um esforço da guerrilha para impedir deserções. A iniciativa aparenta ser muito mais profunda do que “Rios de Luzes”, por englobar várias ações com um objetivo comum de causar a desmobilização.

A “Operação Bethlehem” surgiu após o exército identificar cinco áreas estratégicas consideradas seguras. Assim, a partir do dia 17 de dezembro, grandes faróis irão iluminar os céus todas as noites como forma de indicar um destino seguro para o qual os guerrilheiros que queiram se desmobilizar podem se dirigir.

Além disso, há peças de outdoor atiradas aos rios com a mensagem “guerrilha, siga a luz”, mesmo texto que apareceu em adesivos colocados nos carros que carregavam comidas para os insurgentes. Outra iniciativa são peças florescentes que indicam a trilha até o grande farol. Para completar a divulgação, spots em rádios trazem mensagens de Natal com a mesma mensagem.

Em meio a um período marcado pelas conversas dos líderes da guerrilha para buscar a paz, em Havana, a expectativa é conseguir muitas adesões: “Se isso vai acabar de alguma maneira, não seja aquele que irá morrer”, resume Jose Miguel Sokoloff, diretor global de criação da Lowe e responsável pela ação.

Com informações do Advertising Age.

wraps