Como a BYD reforçou presença da marca em Vale Tudo
Marca automotiva chinesa e agência We falam sobre estratégia de inserção dos carros no decorrer da trama

Ação da BYD no remake de Vale Tudo (Crédito: Reprodução)
Desde 2023, a BYD participa das produções de teledramaturgia da Globo, incluindo as novelas Terra Paixão (2023), Renascer (2024), Mania de Você (2024) e, atualmente, Vale Tudo (2025).
Nessas novelas, a fabricante chinesa de carros elétricos inseriu seus produtos ao longo de capítulos, integrando as ações publicitárias à narrativa da trama.
Segundo Pablo Toledo, diretor de branding e comunicação da BYD, “não se trata de um merchan isolado, mas de um arco de marketing dentro do arco dramático do personagem”.
Ele explica que os carros são tratados como “smartphones sobre quatro rodas” e que todas as ações são planejadas de forma estruturada, com objetivos claros de negócio.
Conexão da marca com o público na tela
As ativações ocorreram em datas que coincidiam com os lançamentos de modelos como Song Pro, Song Plus e Dolphin Mini, e interações com influenciadores e personagens da novela.
O diretor de criação da We, Armando Araújo, detalha que a integração da marca à narrativa foi desenvolvida para que os desafios de marketing reais da BYD se misturassem com o núcleo da agência de conteúdo dentro da ficção, a Tomorrow.
Segundo Araújo, o objetivo era tornar a presença da marca orgânica, com início, meio e fim, criando o que chamam de “arco de marketing”: um desenvolvimento contínuo da marca dentro do arco do personagem.
A estratégia também envolveu diferentes formatos, incluindo anúncios no Jornal O Globo, que complementaram a narrativa da novela e conectaram ficção e realidade.
O criativo explica que, em Vale Tudo, a agência ficou responsável pelas ações de awareness e novidades da marca, a família Roitman pelos modelos premium, e o personagem Jarbas pelos modelos de entrada, reforçando a presença da fabricante em diferentes pontos da trama.
Segundo Toledo, o volume de vendas cresceu, em média, 62% durante as semanas de ação, enquanto o tráfego no site aumentou 42%.
“A participação da BYD nas novelas e demais programas da Globo representa uma etapa de um plano contínuo de comunicação, com novas ativações planejadas para o futuro, mantendo a marca presente na vida do público dentro e fora da tela”, destaca.
O diretor da We acrescenta que o projeto demonstrou a importância do entretenimento como plataforma de marca, permitindo relações de longo prazo com o público e possibilitando ajustes contínuos na forma de comunicação.
“A conexão dos brasileiros por meio das novelas não muda de acordo com a trama. Já participamos de três novelas diferentes, mas sempre com o mesmo papel estratégico. A dramaturgia é uma das nossas plataformas de marca, que conduz os carros na ficção ao coração dos brasileiros na realidade”, conclui.