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DraftFCB nega mudança de nome

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Comunicação

DraftFCB nega mudança de nome

Citando fontes próximas à agência, Advertising Age afirma que alcunha Draft seria suprimida. CEO global Carter Murray nega


15 de janeiro de 2014 - 5h34

 Citando fontes próximas à agência, o Advertising Age publicou uma reportagem na qual afirma que o nome Draft será suprimido da DraftFCB e que a alta cúpula da rede estuda como nova marca opções como FCB ou a tradicional Foote, Cone & Belding. Nem mesmo uma junção da sigla com o nome estaria descartada.

Indícios desse movimento seriam o fato de que a empresa comprou a marca registrada “Foote, Cone & Belding” em novembro e de que ela está listada em bolsa com a sigla FCB.

Em comunicado interno obtido por Meio&Mensagem, o CEO global Carter Murray negou que exista um projeto de mudança do nome em curso. Ele assumiu o cargo em setembro e, em seus primeiros meses, teve como prioridade viajar para conhecer as operações da agência – inclusive a do Brasil – e ouvir as equipes sobre possíveis mudanças (ou não) no nome e no posicionamento da empresa no mercado. “Continuamos sendo DraftFCB. Quando, e se, isso mudar, vocês ouvirão isso de mim”, resumiu, em texto enviado para as principais lideranças e posteriormente replicado para os demais funcionários.

A possível mudança de nome seria automaticamente traduzida como uma perda de relevância de Howard Draft no negócio. A rede DraftFCB, presente no Brasil por meio da Giovanni+DraftFCB, surgiu em 2006 após a fusão da Foote, Cone & Belding (FCB), uma das agências de publicidade mais tradicionais da publicidade norte-americana, com origens que remontam a 1873, com a empresa de marketing direto Draft, de Howard.

Murray, no entanto, desmentiu a possibilidade de saída do executivo. “Ouvi especulações sobre ele deixar a empresa. Howard se preocupa muito com a DraftFCB e tem dado todo o suporte para tudo o que fazemos. Estou feliz por ele permanecer em seu cargo de chairman executivo, estar entusiasmado sobre o futuro e por continuar sendo uma parte importante de nossa equipe”, afirmou, no mesmo comunicado.

Mudança emperrada
Apesar da negativa de Murray, sabe-se que há, ou pelo menos havia, indefinição na alta cúpula da rede sobre o tema. Essa incerteza quanto ao nome traz algum prejuízo ao escritório brasileiro, que está em compasso de espera para mudar o atual Giovanni+DraftFCB para DraftFCB, ou para uma nova marca global, caso ela venha a surgir. O nome faz menção ao antigo sócio Paulo Giovanni, que hoje ocupa a presidência da concorrente Leo Burnett Tailor Made. A operação brasileira da DraftFCB é liderada por Aurélio Lopes, também líder da rede na América Latina.

Caso a posição firme expressa pelo comunicado de Murray se concretize, e o atual nome seja mantido, o caminho para a Giovanni+DraftFCB omitir o “incômodo” nome está pavimentado.

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