Estudo aponta líderes de relações públicas
Edelman é a maior agência do mundo e brasileira mais bem colocada é a FSB, na 22ª colocação
Edelman é a maior agência do mundo e brasileira mais bem colocada é a FSB, na 22ª colocação
Felipe Turlao
16 de julho de 2014 - 9h45
A publicação norte-americana The Holmes Report divulgou na semana passada a edição 2014 do World PR Report, ranking produzido em conjunto com o International Communications Consultancy Organisation (ICCO), que aponta as 250 maiores agências de relações públicas do mundo tendo como base os faturamentos declarados ou estimados.
Com crescimento de 12% em 2013, a Edelman faturou US$ 747 milhões e manteve a liderança do ranking global, seguida por Weber Shandwick, FleishmanHillard e MSL Group, que também ficaram nas mesmas colocações do estudo anterior. A principal mudança entre as grandes é a da Ketchum, que assumiu a quinta colocação, ultrapassando a Burson-Marsteller (confira tabela com o Top Ten).
O maior crescimento entre todas as agências mencionadas é o da chinesa Blue Digital, com alta de 208% e faturamento de US$ 271 milhões. A empresa adquiriu no final de 2013 a agência de mídias sociais We Are Social, mas os resultados ainda não foram computados no ranking, o que significa que ela pode crescer ainda mais nas próximas edições. Atualmente, ocupa a nona colocação.
A agência brasileira mais bem posicionada é a FSB Comunicações, de Francisco Soares Brandão, que manteve a 22a posição global com faturamento informado de US$ 77 milhões. Outras citadas no ranking são a Máquina, com US$ 27,5 milhões (54a colocação), CDI, com US$ 10,2 milhões (129a), Approach, com US$ 9,4 milhões (135a), Imagem Corporativa, com US$ 6,5 milhões (173a) e RMA, com US$ 3,9 milhões (223a). Vale lembrar que nem todas as agências brasileiras independentes enviaram seus dados para o estudo, especialmente a CDN, do Grupo ABC.
Maiores Agências de RP do mundo | ||
Agência | Faturamento em 2013 (em US$ milhões) | Variação (em %) |
Edelman | 746,7 | 12,2 |
Weber Shandwick | 697,5 | 11 |
FleishmanHillard | 554,2 | 1,5 |
MSL Groupe (França) | 547 | 4 |
Ketchum | 490 | 11,4 |
Burson-Marsteller | 454,5 | 0 |
Hill+Knowlton Strategies | 386,1 | -1 |
Ogilvy PR | 297 | 0 |
Blue Digital (China) | 271 | 208,8 |
Brunswick (Reino Unido) | 210 | 0 |
Fonte: Edição 2014 do World PR Report, publicado pelo The Holmes Report | ||
OBS: Agências sem país identificado são dos Estados Unidos |
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024