Marcas e agências incentivam regularização do título de eleitor
Além de artistas e influenciadores, companhias também se envolveram na mobilização que tem foco nos jovens de 16 e 17 anos
Marcas e agências incentivam regularização do título de eleitor
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Taís Farias
4 de maio de 2022 - 16h29
Essa quarta-feira, 4 de maio, foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como o último dia para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor a tempo de votar nas Eleições 2022, que serão realizadas no mês de outubro. Nos últimos meses, uma série de entidades, assim como artistas e influenciadores, se mobilizaram em uma campanha para conscientizar os jovens sobre a importância de emitir o título de eleitor.
Isso porque o ano de 2022 começou com o menor índice de participação entre jovens de 16 e 17 anos, faixa etária cujo voto é facultativo – menos de 10% da base eleitoral. Quatro meses depois, segundo o TSE, mais de um milhão de títulos de eleitor já foram emitidos por brasileiros nessa faixa etária. Além de produzir conteúdo durante esse período, o movimento “Olha o Barulhinho” engajou famosos como Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo.
https://twitter.com/MarkRuffalo/status/1521896137241862146
https://twitter.com/LeoDiCaprio/status/1521890471269728256
No Brasil, nomes como Anitta e Zeca Pagodinho também participaram do movimento. No fim de maio, o TSE lançou a campanha #Até4deMaio, com foco no público jovem, lembrando do prazo final.
https://twitter.com/Anitta/status/1506769256926621707
https://twitter.com/zecapagodinho/status/1506981601657380864
As agências de marketing de influência Mynd e Chango Digital uniram seus castings de criadores de conteúdo na campanha #EhTudoOnline, também com foco nas eleições deste ano. Durante três dias, os influenciadores de ambas as agências fizeram postagens em suas redes sociais sobre o tema. Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Tia Má, Gkay, Vanessa Lopes, Vivi Wanderley, Foganoli estão entre os criadores que participaram da ação.
Já a Eyxo Content Co, empresa que cocria e executa estratégias de conteúdo, convidou criadores de seu banco de diversidade e inclusão para desenvolverem ações de conscientização, na campanha intitulada #escolhademilhoes. A Quid, laboratório de comunicação e mobilização para causas, usou o mote #nãosejaplanta, em campanha homônima, com filmes produzidos pela Damasco Filmes e produção de som da Limbic Music.
Algumas marcas também se movimentaram nesse sentido. No início de abril, em um filme criado pela David, o Burger King convidou o público a pensar sobre a importância do voto. A companhia traçou um paralelo entre a participação dos brasileiros em votações de reality show, como Big Brother Brasil, e nas eleições (confira abaixo). Já no fim do mês, durante três dias, a rede de fast food ofereceu produtos por R$ 6 para quem apresentasse o título de eleitor. Batata Média, BK Mix Brownie ou Ovomaltine, Rodeio, Chicken Jr., Onion Rings média estavam entre os itens da promoção.
A The Body Shop, empresa de beleza do grupo Natura&Co, está promovendo um “Mutirão do voto” entre os dias 2 e 4 de maio. Na loja da marca no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo, estão facilitadores equipados com tablets e internet para ajudar pessoas entre 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor. O Spotify aproveitou o território da música com a campanha Play no Voto, com frases e stickers nas ruas, redes sociais e no próprio aplicativo do Spotify.
https://twitter.com/SpotifyBrasil/status/1516079050732838924
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