Marcas e agências incentivam regularização do título de eleitor

Buscar

Marcas e agências incentivam regularização do título de eleitor

Buscar
Publicidade

Comunicação

Marcas e agências incentivam regularização do título de eleitor

Além de artistas e influenciadores, companhias também se envolveram na mobilização que tem foco nos jovens de 16 e 17 anos


4 de maio de 2022 - 16h29

Campanha Votação, do Burger King, traça paralelo entre entusiasmo para votar nos reality shows e nas urnas (Crédito: Reprodução)

Essa quarta-feira, 4 de maio, foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como o último dia para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor a tempo de votar nas Eleições 2022, que serão realizadas no mês de outubro. Nos últimos meses, uma série de entidades, assim como artistas e influenciadores, se mobilizaram em uma campanha para conscientizar os jovens sobre a importância de emitir o título de eleitor.

Isso porque o ano de 2022 começou com o menor índice de participação entre jovens de 16 e 17 anos, faixa etária cujo voto é facultativo – menos de 10% da base eleitoral. Quatro meses depois, segundo o TSE, mais de um milhão de títulos de eleitor já foram emitidos por brasileiros nessa faixa etária. Além de produzir conteúdo durante esse período, o movimento “Olha o Barulhinho” engajou famosos como Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo.

 

No Brasil, nomes como Anitta e Zeca Pagodinho também participaram do movimento. No fim de maio, o TSE lançou a campanha #Até4deMaio, com foco no público jovem, lembrando do prazo final.

 

As agências de marketing de influência Mynd e Chango Digital uniram seus castings de criadores de conteúdo na campanha #EhTudoOnline, também com foco nas eleições deste ano. Durante três dias, os influenciadores de ambas as agências fizeram postagens em suas redes sociais sobre o tema. Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Tia Má, Gkay, Vanessa Lopes, Vivi Wanderley, Foganoli estão entre os criadores que participaram da ação.

Já a Eyxo Content Co, empresa que cocria e executa estratégias de conteúdo, convidou criadores de seu banco de diversidade e inclusão para desenvolverem ações de conscientização, na campanha intitulada #escolhademilhoes. A Quid, laboratório de comunicação e mobilização para causas, usou o mote #nãosejaplanta, em campanha homônima, com filmes produzidos pela Damasco Filmes e produção de som da Limbic Music.

Marcas vão às urnas

Algumas marcas também se movimentaram nesse sentido. No início de abril, em um filme criado pela David, o Burger King convidou o público a pensar sobre a importância do voto. A companhia traçou um paralelo entre a participação dos brasileiros em votações de reality show, como Big Brother Brasil, e nas eleições (confira abaixo). Já no fim do mês, durante três dias, a rede de fast food ofereceu produtos por R$ 6 para quem apresentasse o título de eleitor. Batata Média, BK Mix Brownie ou Ovomaltine, Rodeio, Chicken Jr., Onion Rings média estavam entre os itens da promoção.

A The Body Shop, empresa de beleza do grupo Natura&Co, está promovendo um “Mutirão do voto” entre os dias 2 e 4 de maio. Na loja da marca no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo, estão facilitadores equipados com tablets e internet para ajudar pessoas entre 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor. O Spotify aproveitou o território da música com a campanha Play no Voto, com frases e stickers nas ruas, redes sociais e no próprio aplicativo do Spotify.

 

https://twitter.com/SpotifyBrasil/status/1516079050732838924

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf