Assinar

Multinacional pioneira no País, JWT faz 150 anos

Buscar

Multinacional pioneira no País, JWT faz 150 anos

Buscar
Publicidade
Comunicação

Multinacional pioneira no País, JWT faz 150 anos

Fernando Pessoa e Gabriel García Márquez já foram funcionários da agência, que iniciou as atividades em meio à Guerra de Secessão


5 de dezembro de 2014 - 11h31

 A data remete a 1864, quando, em meio à Guerra de Secessão norte-americana, o ex-soldado William James Carlton começou a comprar e vender espaços em jornais por meio da Carlton & Smith.

Em 1877, a empresa ganhou como novo controlador James Walter Thompson (foto), que a comprou por US$ 500, investimento que englobava propriedade sobre a marca que usou até 2005. Em 2014, como parte da comemoração dos 150 anos, a empresa voltou a usar a marca original J.Walter Thompson.

Internacionalmente, a agência estabeleceu relações duradouras. Atende a Unilever há 109 anos; a Ford, há 87; a Kimberly-Clark, há 84; a Nestlé, há 81; a Kellog’s, há 80; e a Rolex, há 68 anos.

Mundo afora, já passaram pelos escritórios da JWT funcionários como Fernando Pessoa e Gabriel García Márquez. No Brasil, onde a empresa está presente desde 1929, atuaram profissionais como Roberto Duai­libi, Francesc Petit e José Zaragoza, antes de fundarem a DPZ.

A JWT diz ter pioneirismo em diversos fatos do mercado publicitário mundial:

Em 1864, estabeleceu o primeiro departamento de criação.

Em 1899, abriu sede em Londres e se tornou a primeira multinacional de propaganda. 

Em 1907, foi a primeira agência de publicidade no mundo a ter uma equipe de criação liderada por uma mulher

Em 1912, a agência lança primeiro Departamento de Pesquisa do mundo

Em 1920, faz campanhas que ganham, pela primeira vez, aval de celebridades

Em 1929, foi a primeira agência multinacional a se estabelecer no Brasil

Em 1933, realiza a primeira pesquisa brasileira de perfil de consumo

Em 1950, exibe no Brasil os primeiros comerciais filmados da TV

Esta sexta-feira é de comemoração para os funcionários da agência. Na foto abaixo, uma seleção com fotos de escritórios de todo o mundo:
 

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público