Multinacional pioneira no País, JWT faz 150 anos
Fernando Pessoa e Gabriel García Márquez já foram funcionários da agência, que iniciou as atividades em meio à Guerra de Secessão
Multinacional pioneira no País, JWT faz 150 anos
BuscarMultinacional pioneira no País, JWT faz 150 anos
BuscarFernando Pessoa e Gabriel García Márquez já foram funcionários da agência, que iniciou as atividades em meio à Guerra de Secessão
Meio & Mensagem
5 de dezembro de 2014 - 11h31
A data remete a 1864, quando, em meio à Guerra de Secessão norte-americana, o ex-soldado William James Carlton começou a comprar e vender espaços em jornais por meio da Carlton & Smith.
Em 1877, a empresa ganhou como novo controlador James Walter Thompson (foto), que a comprou por US$ 500, investimento que englobava propriedade sobre a marca que usou até 2005. Em 2014, como parte da comemoração dos 150 anos, a empresa voltou a usar a marca original J.Walter Thompson.
Internacionalmente, a agência estabeleceu relações duradouras. Atende a Unilever há 109 anos; a Ford, há 87; a Kimberly-Clark, há 84; a Nestlé, há 81; a Kellog’s, há 80; e a Rolex, há 68 anos.
Mundo afora, já passaram pelos escritórios da JWT funcionários como Fernando Pessoa e Gabriel García Márquez. No Brasil, onde a empresa está presente desde 1929, atuaram profissionais como Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza, antes de fundarem a DPZ.
A JWT diz ter pioneirismo em diversos fatos do mercado publicitário mundial:
Em 1864, estabeleceu o primeiro departamento de criação.
Em 1899, abriu sede em Londres e se tornou a primeira multinacional de propaganda.
Em 1907, foi a primeira agência de publicidade no mundo a ter uma equipe de criação liderada por uma mulher
Em 1912, a agência lança primeiro Departamento de Pesquisa do mundo
Em 1920, faz campanhas que ganham, pela primeira vez, aval de celebridades
Em 1929, foi a primeira agência multinacional a se estabelecer no Brasil
Em 1933, realiza a primeira pesquisa brasileira de perfil de consumo
Em 1950, exibe no Brasil os primeiros comerciais filmados da TV
Esta sexta-feira é de comemoração para os funcionários da agência. Na foto abaixo, uma seleção com fotos de escritórios de todo o mundo:
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público