Os estreantes do Cannes Lions: Andrea Siqueira
Meio & Mensagem mostra as impressões dos brasileiros que, pela primeira vez, irão julgar os trabalhos no Festival; diretora executiva de criação da Isobar participa do júri de Creative eCommerce

Andrea Siqueira foi pela primeira vez ao Cannes Lions no ano 200; agora, será jurada da categoria Creative eCommerce (Crédito: Divulgação)
A história de Andrea Siqueira com o Festival de Cannes começou há quase duas décadas. No ano 2000, quando estava iniciando a carreira, foi selecionada para representar o Brasil no Young Lions, projeto do Festival direcionado a jovens profissionais. Desde então, Andrea voltou várias vezes para a Riviera Francesa para participar do Cannes Lions, seja para assistir ao conteúdo do evento ou até mesmo para receber Leões que conquistou na trajetória como profissional.
Dessa vez, a experiência da diretora executiva de criação da Isobar Brasil será diferente. A criativa foi convidada para integrar o grupo de jurados de Creative eCommerce, categoria que, pela primeira vez, terá seu lugar na agenda do Festival. Tantas estreias deixam a profissional animada. “É uma grande responsabilidade e um reconhecimento. Sou uma entusiasta da profissão e adoro o exercício de defender um bom trabalho no júri”, diz.
Embora seja estreante em Cannes, Andrea é bem experiente na função de jurada. Já participou da avaliação de trabalhos de importantes festivais internacionais como D&AD, Clio, One Show e El Ojo de Iberoamerica – neste último, no ano passado, presidiu o júri de Innovation. Além disso, também já participou do grupo de jurados de premiações nacionais, como Desafio Estadão e Clube de Criação.
Diferentemente de outros colegas brasileiros que também serão jurados em Cannes, Andrea ainda não está tendo a tarefa de pré-julgar os trabalhos da categoria. Um contato muito importante, no entanto, já foi feito. “Recebi o contato do presidente Nick Law, um profissional que admiro bastante”, conta ela, em referência ao presidente do Publicis Communications e líder criativo global do Publicis Groupe.
A profissional também terá o desafio de definir os primeiros critérios de avaliação de uma categoria que, até o ano passado, não fazia parte da estrutura do Festival. Como parte dos esforços de reorganização do Cannes Lions, a organização excluiu algumas categorias e redefiniu outras. Na opinião da jurada, Creative eCommerce irá absorver uma parte dos trabalhos de sites e apps que antes pertenciam à extinta categoria Cyber. “Imagino que as ideias inscritas são projetos que tornem a jornada do consumidor, do encantamento à transação, leve, divertida e eficiente”, comenta.
Leia também outros perfis da série “Os estreantes do Cannes Lions”:
Cesar Toledo
Kito Siqueira
Patricia Bartuira
Paulo Coelho