Uma atriz sem tempos mortos

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Uma atriz sem tempos mortos


24 de novembro de 2011 - 11h36

Há tempos que não pareço por aqui: fim de ano deixa tudo mais corrido. Ainda assim, felizmente, consegui largar tudo na última sexta-feira para ir ao teatro. Uma boa peça, costumo dizer, é o alimento da alma e referência essencial para criativos. No caso, uma baita peça boa, resultado da parceria afinada de três gigantes da nossa cultura: Fernanda Montenegro, Felipe Hirsch e Daniela Thomas.

O monólogo Viver Sem Tempos Mortos é "essencial" mesmo, como muito bem definiu Fernanda, também responsável pelo texto. Para fazer, em 60 minutos, um retrospecto ora bem humorado, ora saudoso da vida afetiva e sexual de Simone de Beauvoir, a atriz usa um cenário simples. Há uma cadeira de madeira, ao centro, sobre um tapete preto. A luz faz um foco na cadeira e ilumina totalmente Fernanda. Não há grandes variações de luz: ela apenas aumenta o foco para as dimensões do tapete.

O cenário minimalista deixa o palco todo para Fernanda. Ela domina o público como se fosse 20 atrizes, e não uma. É impressionante sua atuação, que torna palatável e instigante temas espinhosos como amor livre e fidelidade – mesmo que ditos por uma atriz de 82 anos. Ela se senta ali com tamanha simplicidade (que se estende ao figurino) e envolve completamente a platéia. É possível viver intensamente cada suspiro, cada alegria e cada sofrimento de Simone de Beauvoir.

Com a alma lavada e alimentada, saí do teatro com a promessa e a recomendação de dedicar mais tempo para vivenciar (sem tempos mortos) este tipo de
espetáculo. E com o sentimento de felicidade por poder testemunhar tamanho talento. Além de relembrar, com carinho, momentos em que já dividi o palco (obviamente, eu na coxia e ela em cena) com esse talento da nossa dramaturgia. É de aplaudir em pé. Bravo!

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Confira todos os finalistas do Effie Awards Brasil 2024

    Confira todos os finalistas do Effie Awards Brasil 2024

    Shortlist da 17ª edição do principal prêmio para campanhas do mercado nacional inclui 150 cases diferentes, que totalizam 233 menções