Mídia

WPP Media: receita de publicidade será de US$ 1,1 trilhão

Relatório mostra ainda que o Brasil terá o maior crescimento em receita de publicidade em 2025

i 8 de dezembro de 2025 - 16h00

receita publicidade

Em 2025, a receita global de publicidade deve crescer 8,8%, segundo relatório da WPP Media (Crédito: Shutterstock)

O relatório This Year Next Year, da WPP Media, divulgado neste final de semana, projeta que a receita global de publicidade em 2025 deve atingir US$ 1,1 trilhão.

Esse valor, que não engloba anúncios políticos dos Estados Unidos, representará crescimento de 8,8% sobre o ano passado, maior do que os 7,7% previstos em dezembro de 2024.

WPP Media: resiliência e crescimento

Portanto, ao indicar resiliência do setor publicitário em meio às mudanças econômicas e tecnológicas, o levantamento prevê crescimento de 7,1% para 2026 e taxa anual composta de crescimento (CAGR) de 6,3% projetada para os próximos cinco anos.

Conforme o relatório, isso reflete expansão sustentada.

Transformações estruturais

O documento aponta que o setor publicitário passa por transformação, caracterizada por uma “destruição criativa”, na qual o conteúdo de mídia profissional perde espaço para o conteúdo gerado por criadores e a novos formatos.

Esses formatos são o streaming, retail-media, inteligência artificial (IA) etc.

Portanto, isso acaba por forçar a reavaliação dos modelos estabelecidos.

A IA se destaca como catalisador para essa transformação, pois influencia desde a criação de conteúdo, até o planejamento de mídia, mensuração e interação com o consumidor.

Além de substituir a categoria “busca” pela “inteligência”, o relatório apresenta novas categorias de previsão que incluem: games, redes de mídia de serviços financeiros e redes de mídia de viagens.

A publicidade de “conteúdo” (content-driven advertising) continua sendo a maior categoria, e deve atingir US$ 663,5 bilhões em 2025, cerca de 58% da receita global de mídia.

Por sua vez, os games são o canal com crescimento mais rápido, com expansão de 29,5%, com US$ 8,5 bilhões.

Receita absoluta

No entanto, a receita absoluta deve permanecer em apenas 0,7% da receita total de publicidade em 2025.

Pela primeira vez, segundo o relatório, a receita publicitária global do e-comerce deve ultrapassar a da TV e chegar a US$ 178,2 bilhões. O

O documento indica que, dentro de e-commerce, provavelmente haverá pressão para consolidar e fortalecer a comprovação de valor, uma vez que interfaces de IA podem canibalizar a mídia tradicional.

Já a publicidade em jornais apresenta estabilização no curto prazo, chegando a US$ 31,4 bilhões ainda neste ano, antes de queda projetada.

No formato de mídia exterior, espera-se que o digital out-of-home (DOOH) ganhe força. O estudo prevê que, até meados 2030, o DOOH deva representar 43,9% da receita total de OOH.

WPP Media lista 15 principais mercados

O relatório avaliou, pela primeira vez, 15 principais mercados globais.

Até então, o documento indicava somente os 10 principais mercados.

De fato, o Brasil aparece bem colocado, na sétima posição, com receita publicitária que deve atingir US$ 26,8 bilhões esse ano.

O País, inclusive, deve apresentar o maior crescimento (16,1%) entre os 15 principais mercados, superando até mesmo a expansão dos EUA, que deverá ser de 12,5% (veja abaixo).

Além disso, o Brasil deve fechar o ano com. aproximadamente, 56,9% de toda a receita publicitária da América Latina.

15 principais mercados em receita publicitária em 2025
Posição
País Receita Publicitária 2025 (US$ bi) Crescimento 2025
Estados Unidos 431,2 12,5%
China 216,0 6,8%
Reino Unido 58,4 8,0%
Japão 51,9 5,2%
Alemanha 40,8 4,5%
França 33,2 4,5%
Brasil 26,8 16,1%
Canadá 21,7 7,7%
Índia 20,7 9,2%
10º Austrália 19,0 5,2%
11º Itália 15,9 2,9%
12º Coreia do Sul 13,6 3,0%
13º Espanha 10,0 4,0%
14º Holanda 10,0 8,6%
15º México 9,5 7,7%

Em janeiro de 2026, durante a CES, a WPP Media lançará o relatório Future of Advertising Intelligence Framework (Futuro da Inteligência em Publicidade), que avaliará as capacidades necessárias para o sucesso das empresas, classificando-as com base em seus ativos de dados, recursos de IA e tecnologia, distribuição, integração com o comércio e ativos de conteúdo e mídia.

O framework partirá do princípio de que o futuro da publicidade será personalizado, abrangente e proativo.