WPP Media: receita de publicidade será de US$ 1,1 trilhão
Relatório mostra ainda que o Brasil terá o maior crescimento em receita de publicidade em 2025

Em 2025, a receita global de publicidade deve crescer 8,8%, segundo relatório da WPP Media (Crédito: Shutterstock)
O relatório This Year Next Year, da WPP Media, divulgado neste final de semana, projeta que a receita global de publicidade em 2025 deve atingir US$ 1,1 trilhão.
Esse valor, que não engloba anúncios políticos dos Estados Unidos, representará crescimento de 8,8% sobre o ano passado, maior do que os 7,7% previstos em dezembro de 2024.
WPP Media: resiliência e crescimento
Portanto, ao indicar resiliência do setor publicitário em meio às mudanças econômicas e tecnológicas, o levantamento prevê crescimento de 7,1% para 2026 e taxa anual composta de crescimento (CAGR) de 6,3% projetada para os próximos cinco anos.
Conforme o relatório, isso reflete expansão sustentada.
Transformações estruturais
O documento aponta que o setor publicitário passa por transformação, caracterizada por uma “destruição criativa”, na qual o conteúdo de mídia profissional perde espaço para o conteúdo gerado por criadores e a novos formatos.
Esses formatos são o streaming, retail-media, inteligência artificial (IA) etc.
Portanto, isso acaba por forçar a reavaliação dos modelos estabelecidos.
A IA se destaca como catalisador para essa transformação, pois influencia desde a criação de conteúdo, até o planejamento de mídia, mensuração e interação com o consumidor.
Além de substituir a categoria “busca” pela “inteligência”, o relatório apresenta novas categorias de previsão que incluem: games, redes de mídia de serviços financeiros e redes de mídia de viagens.
A publicidade de “conteúdo” (content-driven advertising) continua sendo a maior categoria, e deve atingir US$ 663,5 bilhões em 2025, cerca de 58% da receita global de mídia.
Por sua vez, os games são o canal com crescimento mais rápido, com expansão de 29,5%, com US$ 8,5 bilhões.
Receita absoluta
No entanto, a receita absoluta deve permanecer em apenas 0,7% da receita total de publicidade em 2025.
Pela primeira vez, segundo o relatório, a receita publicitária global do e-comerce deve ultrapassar a da TV e chegar a US$ 178,2 bilhões. O
O documento indica que, dentro de e-commerce, provavelmente haverá pressão para consolidar e fortalecer a comprovação de valor, uma vez que interfaces de IA podem canibalizar a mídia tradicional.
Já a publicidade em jornais apresenta estabilização no curto prazo, chegando a US$ 31,4 bilhões ainda neste ano, antes de queda projetada.
No formato de mídia exterior, espera-se que o digital out-of-home (DOOH) ganhe força. O estudo prevê que, até meados 2030, o DOOH deva representar 43,9% da receita total de OOH.
WPP Media lista 15 principais mercados
O relatório avaliou, pela primeira vez, 15 principais mercados globais.
Até então, o documento indicava somente os 10 principais mercados.
De fato, o Brasil aparece bem colocado, na sétima posição, com receita publicitária que deve atingir US$ 26,8 bilhões esse ano.
O País, inclusive, deve apresentar o maior crescimento (16,1%) entre os 15 principais mercados, superando até mesmo a expansão dos EUA, que deverá ser de 12,5% (veja abaixo).
Além disso, o Brasil deve fechar o ano com. aproximadamente, 56,9% de toda a receita publicitária da América Latina.
| 15 principais mercados em receita publicitária em 2025 | |||
| Posição | País | Receita Publicitária 2025 (US$ bi) | Crescimento 2025 |
| 1º | Estados Unidos | 431,2 | 12,5% |
| 2º | China | 216,0 | 6,8% |
| 3º | Reino Unido | 58,4 | 8,0% |
| 4º | Japão | 51,9 | 5,2% |
| 5º | Alemanha | 40,8 | 4,5% |
| 6º | França | 33,2 | 4,5% |
| 7º | Brasil | 26,8 | 16,1% |
| 8º | Canadá | 21,7 | 7,7% |
| 9º | Índia | 20,7 | 9,2% |
| 10º | Austrália | 19,0 | 5,2% |
| 11º | Itália | 15,9 | 2,9% |
| 12º | Coreia do Sul | 13,6 | 3,0% |
| 13º | Espanha | 10,0 | 4,0% |
| 14º | Holanda | 10,0 | 8,6% |
| 15º | México | 9,5 | 7,7% |
Em janeiro de 2026, durante a CES, a WPP Media lançará o relatório Future of Advertising Intelligence Framework (Futuro da Inteligência em Publicidade), que avaliará as capacidades necessárias para o sucesso das empresas, classificando-as com base em seus ativos de dados, recursos de IA e tecnologia, distribuição, integração com o comércio e ativos de conteúdo e mídia.
O framework partirá do princípio de que o futuro da publicidade será personalizado, abrangente e proativo.