Por que a área de Atendimento das agências pode mudar de nome
Proposta pela Grupo de Atendimento & Negócios, redefinição da área é adotada pela FCB e tende a ser replicada em outras agências
Por que a área de Atendimento das agências pode mudar de nome
BuscarPor que a área de Atendimento das agências pode mudar de nome
BuscarProposta pela Grupo de Atendimento & Negócios, redefinição da área é adotada pela FCB e tende a ser replicada em outras agências
Bárbara Sacchitiello
8 de fevereiro de 2019 - 18h25
Elo entre os anseios dos anunciantes e os trabalhos das agências de publicidade, a área de atendimento está em fase de discussão de sua identidade. Em novembro do ano passado, o então Grupo de Atendimento, entidade que reúne os profissionais da disciplina, anunciou que passaria a adotar a nomenclatura Grupo de Atendimento & Negócios. A ideia, segundo a diretoria, era refletir a transformação pela qual a área do atendimento vem passando, algo que obriga seus profissionais a exercerem outras habilidades e atuarem de forma mais estratégica junto aos clientes. Na ocasião, o grupo encomendou uma pesquisa à PV Studio para compreender os anseios e desafios dos profissionais que atuam na disciplina e, com base nisso, sugeriu a alteração da nomenclatura.
Pela visão do grupo, o que antes era restrito ao “atendimento” ao cliente, hoje exige uma grande compreensão dos processos de gestão, aplicação dos princípios de liderança, entendimento de contextos e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.
Três meses depois da mudança do Grupo de Atendimento & Negócios, a FCB Brasil anuncia que também reformulou a nomenclatura da disciplina, passando a adotar, para a área, o nome de Marcas & Negócios. Liderado por Cris Pereira Heal – que também é vice-presidente do Grupo de Atendimento & Negócios e foi uma das responsáveis pela revisão do conceito da disciplina – e por Elton Longhi, o atendimento da agência também passa a refletir no nome uma nova forma de atuação.“Mudamos porque temos o desafio de estarmos cada vez mais inteirados com as estratégias dos clientes, suas possíveis alavancas de negócios e também para entender melhor o nosso próprio negócio. É assim que vamos operar e avaliar a performance de nossa turma”, diz Cris, em comunicado.
A reformulação feita pela agência tende a ser replicada em outros players da publicidade nacional, na visão da diretora-executiva de marcas e negócios da FCB. Cris conta que desde a reformulação feita pelo Grupo de Atendimento & Negócios, a entidade vem visitando as agências de publicidade para falar a respeito da necessidade de reavaliar a atuação da área. “Estamos visitando as agências em um road show para explicar o movimento. Aqui na FCB, tivemos todo o apoio do Aurélio Lopes (CEO da agência) e do Pedro Cruz (COO da operação). Edu Lorenzi (presidente da Publicis) nos recebeu também. E várias agências já estão nessa página, como a BETC, Lew’Lara, Bold, Fbiz, VML, Momentum e MullenLowe”, conta Cris.
Além da mudança do nome, faz parte da agenda do Grupo de Atendimento & Negócio a realização de uma série de workshops, cursos e aprimoramento aos profissionais da área a fim de prepara-los para funções de gestão mais estratégica. A razão, de acordo com a entidade, é o fato de muitos dos atuais líderes das agências de publicidade virem da disciplina do atendimento.
Compartilhe
Veja também
O que propõe o novo curso sobre IA voltado ao mercado publicitário?
Com nove módulos, totalizando cerca de 27 horas de aulas teóricas e práticas, curso da Miami Ad School pretende capacitar uma nova geração de profissionais para a era da IA
Os 8 potenciais conflitos de contas na fusão entre Omnicom e Interpublic
Holdings são detentoras de contas de criatividade e mídia de anunciantes concorrentes em diversos segmentos