Assinar

Xuxa, 60 anos: relembre a trajetória da apresentadora na publicidade

Buscar

Xuxa, 60 anos: relembre a trajetória da apresentadora na publicidade

Buscar
Publicidade
Comunicação

Xuxa, 60 anos: relembre a trajetória da apresentadora na publicidade

Ícone entre o público infantil nas décadas de 1980, 1990 e 2000, apresentadora aproveitou a onda nostálgica nos últimos anos para se conectar com público de várias gerações em campanhas de diversas marcas


27 de março de 2023 - 16h19

Xuxa

Xuxa estrelou campanhas para a plataforma Shopee, no ano passado (Crédito: Reprodução/YouTube)

A apresentadora Xuxa Meneghel completa 60 anos nesta segunda-feira, 27, em meio a um calendário de celebrações que envolvem especiais na TV, reapresentação de alguns seus icônicos programas no Canal Viva e um documentário inédito, que estreará no dia 13 de julho no Globoplay.

Um dos maiores nomes da mídia brasileira sobretudo nas décadas de 1980 e 1990, Xuxa foi o principal símbolo de conteúdo infantil na televisão do País. Com programas como Show da Xuxa e, posteriormente, Xuxa Park e Planeta Xuxa, a apresentadora acabou acompanhando diferentes gerações, que não apenas assistiam suas atrações na TV, como também ouviam suas músicas e consumiam as dezenas de produtos licenciados que levavam seu nome.

Com tanto sucesso na TV e também no cinema – já que, nesse período, também protagonizou diversos filmes – Xuxa sempre foi uma figura muito requisitada na publicidade brasileira.

O apelo entre os “baixinhos” e também entre os adultos fez que com a apresentadora fosse o rosto escolhido para protagonizar campanhas de diversos produtos, de cosméticos a sites de e-commerce, passando por marcas de carros e plataformas de streaming.

Nos últimos anos, quando já se distanciou dos programas infantis, Xuxa acabou sendo requisitada para campanhas que procuravam trazer de volta a nostalgia de décadas passadas, fazendo brincadeiras com a época em que ela saia de dentro da nave espacial para apresentar o programa para sua plateia.

Relembre, abaixo, algumas campanhas publicitárias – algumas mais recentes e outras antigas – que marcaram a trajetória de Xuxa no universo da publicidade.

Shopee

A mais recente aparição de Xuxa nos comerciais de TV e anúncios foi com a Shopee. Escolhida como embaixadora da marca no ano passado, ela protagonizou o primeiro comercial da plataforma em agosto de 2022 e seguiu como o rosto das ofertas na época da Black Friday. No comercial, Xuxa apareceu em sua icônica nave, cantando uma paródia de Ilariê, um de seus maiores sucessos.

Amazon

Outra plataforma de e-commerce, a Amazon também escolheu Xuxa para ajudar a impulsionar suas vendas. No ano passado, a Amazon escolheu a apresentadora para cantar uma nova versão do “Abecedário da Xuxa”, para listar tudo o que era possível encontrar na plataforma.

Espaço Laser

Xuxa também é sócia da rede de clínicas de depilação Espaço Laser e, em 2021, apareceu na campanha que mostrava os benefícios da técnica.

Renault

Xuxa fez sua primeira campanha para uma marca de automóveis em 2016, quando a Renault a convidou para divulgar a campanha “Girou, Ligou, Ganhou”. A ação também recorreu à nostalgia e usou a estética dos programas antigos da apresentadora.

Netflix

Em 2016, a Netflix aproveitou a onda nostálgica em torno de Xuxa e convidou a apresentadora para estrelar uma campanha que promovia a série Stranger Things, um dos maiores sucessos da plataforma de streaming. A campanha chegou a ser premiada com Leão de Ouro no Festival Internacional Cannes Lions.

Vivo

A operadora Vivo colocou Xuxa em uma chamada de voz com sua amiga, a cantora Ivete Sangalo, em um comercial de 2018. Para mostrar as facilidades do aplicativo Meu Vivo, Ivete questionava Xuxa em que tempo ela vivia, já que dizia que precisava ligar para a operadora para pedir a segunda via de sua conta. Veja:

Ministério da Saúde

Também em 2018, a Rainha dos Baixinhos dividiu espaço com outros queridinhos das crianças, como o Zé Gotinha e a Galinha Pintadinha, para mostrar que a vacinação continuava sendo fundamental para as crianças de todas as gerações.

Eudora

Também em 2018, Xuxa estrelou uma campanha de Eudora que começou com um teaser em que dizia que sua icônica marca de beijinho havia desaparecido. A ideia era mostrar o novo lip tint da marca. Anos depois, Xuxa estrelou outra campanha para a Eudora ao lado de Angélica e Eliana, outras apresentadoras que marcaram a infância das crianças dos anos 1990 e 2000.

Monange

Não há como fazer uma ligação entre Xuxa e o mercado publicitário sem falar sobre Monange. A marca de hidratantes e cosméticos teve a apresentadora como embaixadora por 13 anos. Nesse período, Xuxa apareceu em diversas peças publicitárias fazendo uso do produto, algo lembrado até hoje pelos fãs.

Rider

Na década de 1990, a apresentadora estrelou um comercial ao lado de outro Xuxa: o narrador Fernando Scherer. Juntos, eles mostraram o novo modelo da Rider, voltado aos “altinhos”, como o nadador se referiu ao público.

Sandálias da Xuxa

Um dos principais nomes do setor de licenciamentos nas décadas de 1980 e 1990, Xuxa apareceu na TV divulgando vários de seus produtos. Entre eles, estão as famosas sandálias da Xuxa.

Varig

Um dos mais famosos jingles da publicidade brasileira foi também cantado pela voz de Xuxa. Em 1992, a companhia aérea Varig convidou a apresentadora para interpretar seu comercial de Natal.

Mercado Pago

Essa campanha não contou com a participação de Xuxa, mas foi totalmente inspirada na apresentadora. O Mercado Pago convidou sua filha, Sasha Meneghel, para apresentar uma nova versão do Show da Xuxa, com direito a nave espacial e a todo a estética do programa das décadas de 1980 e 1990. A ideia era mostrar a facilidade das operações financeiras da plataforma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público