Xuxa, a rainha da publicidade nostálgica
Anunciantes aproveitam qualidades marcantes da apresentadora nos anos 1980 e 1990 para ilustrar campanhas que resgatam o passado
Anunciantes aproveitam qualidades marcantes da apresentadora nos anos 1980 e 1990 para ilustrar campanhas que resgatam o passado
Thaís Monteiro
6 de agosto de 2018 - 8h42
Rainha dos baixinhos entre as décadas 1980 e 1990, Xuxa sempre foi protagonista de muitas campanhas publicitárias — vide o clássico exemplo de Monange, marca da qual foi embaixadora por 12 anos. No entanto, de 2016 para cá – período em que apresentadora, hoje com 55 anos, fez uma mudança em sua carreira ao deixar a Globo e ingressar na Record TV, a publicidade tem revivido seu visual antigo e os tempos de animadora de programa infantil em campanhas diversas. A mais nova delas estreia na segunda-feira, 6, e divulga a vacinação contra a poliomelite e o sarampo para crianças.
Apresentadora participou de campanhas para Renault, Vivo, Eudora, Netflix e outros nos últimos dois anos (Crédito: Reprodução)
No filme, de um minuto de duração, a apresentadora alerta que a vacinação faz parte da infância de todos: daqueles que foram baixinhos nos anos 1980 e 1990 e daqueles que são baixinhos hoje. Para diferenciar as duas gerações, quando ela se refere aos jovens das décadas passadas, Xuxa aparece com o figurino de seu programa. Já ao mencionar os “baixinhos de hoje”, o “Zé Gotinha”, mascote do Ministério da Saúde, aparece junto com a Galinha Pintadinha e o jogo Just Dance, que fazem parte do entretenimento atual. Criada pela Fields360, a comunicação tem o propósito de ressaltar que a vacinação nunca deixou de ser importante.
https://www.youtube.com/watch?v=WbWimhT7lxk&feature=youtu.be
“Como apresentadora, a Xuxa tem tido uma presença marcante na televisão brasileira há mais de 30 anos. Como cantora é responsável por alguns dos discos mais vendidos da história e como atriz alcançou algumas das maiores bilheterias do cinema nacional. Esses fatos fazem dela uma referência”, afirma Rafael Pitanguy, VP de criação da Y&R, agência que desenvolveu a campanha “Ivete com Xuxa: Anos 80” que divulga o aplicativo Meu Vivo resgatando um visual dos anos 1980.
Lançada em julho, a campanha da operadora também transporta outros famosos (como Preta Gil e Marco Pigossi) ao passado, com a finalidade de mostrar que o produto é moderno e facilita muitas ações que, antes, exigiam mais esforço. No filme estrelado por Xuxa, enquanto conversa a cantora Ivete Sangalo, a apresentadora volta ao cenário de seu programa infantil e tenta encontrar sua conta em meio a um monte de cartinhas enviadas pelos espectadores.
Assim como a comunicação do Ministério da Saúde, outra campanha que dialoga com diferentes gerações é o comercial da Netflix, criado em 2016 para divulgar a primeira temporada da série de ficção científica baseada nos anos 1980, Stranger Things. Com o nome de “Xuxa e o Baixinho que Sumiu”, o filme foi criado pela Soko, agência da holding Flag, e rendeu um Leão de Bronze ao Brasil na categoria Entertainment na edição 2017 do Cannes Lions. A união entre série e apresentadora foi possível pelo fato de Stranger Things ser ambientada na década de 1980. “Ela possui o potencial de atingir os mais diferentes públicos e gerações. Ela é uma das figuras mais conhecidas e presentes no imaginário popular”, opina Pitanguy.
“A Xuxa criou uma série de marcas registradas, seus personagens, suas músicas e até frases jargões que são usados até hoje”, lembra Renata Gomide, gerente de comunicação e branding de Eudora. Enquanto a Netflix recordou o momento em que a apresentadora recebia as cartas dos fãs, a Eudora aproveitou o lançamento do batom Lip Tint, que promete fixação total — sem deixar marcas de beijos — para recordar a famosa marca que Xuxa deixava no rosto das crianças ao beijá-las. “Qual baixinho não sonhou em receber a tão sonhada marquinha do beijinho da Xuxa?”, questiona a porta-voz de Eudora. A apresentadora usou seu Instagram para publicar teasers que culminaram no lançamento do batom.
https://www.facebook.com/eudoraoficial/videos/2261551493859991/
A Renault, apesar de não levar a apresentadora de volta para o passado, usou seu sucesso “Ilariê” para apresentar a campanha “Girou, Ligou, Ganhou” da montadora. A criação foi da Neogama.
https://www.youtube.com/watch?v=yOavdnCGxYo
Compartilhe
Veja também
“WPP é formado por um bando de ludistas”, diz Sorrell
Sir Martin Sorrell diz que consolidação da holding que comandou no passado lembra movimento do século 19, quando ingleses destruíram máquinários para salvar empregos
Guga Kuerten protagoniza nova fase da Senior Sistemas
Filme conta a trajetória do jogador e busca consolidar a empresa como referência tecnológica no setor