Xuxa, a rainha da publicidade nostálgica
Anunciantes aproveitam qualidades marcantes da apresentadora nos anos 1980 e 1990 para ilustrar campanhas que resgatam o passado
Anunciantes aproveitam qualidades marcantes da apresentadora nos anos 1980 e 1990 para ilustrar campanhas que resgatam o passado
Thaís Monteiro
6 de agosto de 2018 - 8h42
Rainha dos baixinhos entre as décadas 1980 e 1990, Xuxa sempre foi protagonista de muitas campanhas publicitárias — vide o clássico exemplo de Monange, marca da qual foi embaixadora por 12 anos. No entanto, de 2016 para cá – período em que apresentadora, hoje com 55 anos, fez uma mudança em sua carreira ao deixar a Globo e ingressar na Record TV, a publicidade tem revivido seu visual antigo e os tempos de animadora de programa infantil em campanhas diversas. A mais nova delas estreia na segunda-feira, 6, e divulga a vacinação contra a poliomelite e o sarampo para crianças.
No filme, de um minuto de duração, a apresentadora alerta que a vacinação faz parte da infância de todos: daqueles que foram baixinhos nos anos 1980 e 1990 e daqueles que são baixinhos hoje. Para diferenciar as duas gerações, quando ela se refere aos jovens das décadas passadas, Xuxa aparece com o figurino de seu programa. Já ao mencionar os “baixinhos de hoje”, o “Zé Gotinha”, mascote do Ministério da Saúde, aparece junto com a Galinha Pintadinha e o jogo Just Dance, que fazem parte do entretenimento atual. Criada pela Fields360, a comunicação tem o propósito de ressaltar que a vacinação nunca deixou de ser importante.
https://www.youtube.com/watch?v=WbWimhT7lxk&feature=youtu.be
“Como apresentadora, a Xuxa tem tido uma presença marcante na televisão brasileira há mais de 30 anos. Como cantora é responsável por alguns dos discos mais vendidos da história e como atriz alcançou algumas das maiores bilheterias do cinema nacional. Esses fatos fazem dela uma referência”, afirma Rafael Pitanguy, VP de criação da Y&R, agência que desenvolveu a campanha “Ivete com Xuxa: Anos 80” que divulga o aplicativo Meu Vivo resgatando um visual dos anos 1980.
Lançada em julho, a campanha da operadora também transporta outros famosos (como Preta Gil e Marco Pigossi) ao passado, com a finalidade de mostrar que o produto é moderno e facilita muitas ações que, antes, exigiam mais esforço. No filme estrelado por Xuxa, enquanto conversa a cantora Ivete Sangalo, a apresentadora volta ao cenário de seu programa infantil e tenta encontrar sua conta em meio a um monte de cartinhas enviadas pelos espectadores.
Assim como a comunicação do Ministério da Saúde, outra campanha que dialoga com diferentes gerações é o comercial da Netflix, criado em 2016 para divulgar a primeira temporada da série de ficção científica baseada nos anos 1980, Stranger Things. Com o nome de “Xuxa e o Baixinho que Sumiu”, o filme foi criado pela Soko, agência da holding Flag, e rendeu um Leão de Bronze ao Brasil na categoria Entertainment na edição 2017 do Cannes Lions. A união entre série e apresentadora foi possível pelo fato de Stranger Things ser ambientada na década de 1980. “Ela possui o potencial de atingir os mais diferentes públicos e gerações. Ela é uma das figuras mais conhecidas e presentes no imaginário popular”, opina Pitanguy.
“A Xuxa criou uma série de marcas registradas, seus personagens, suas músicas e até frases jargões que são usados até hoje”, lembra Renata Gomide, gerente de comunicação e branding de Eudora. Enquanto a Netflix recordou o momento em que a apresentadora recebia as cartas dos fãs, a Eudora aproveitou o lançamento do batom Lip Tint, que promete fixação total — sem deixar marcas de beijos — para recordar a famosa marca que Xuxa deixava no rosto das crianças ao beijá-las. “Qual baixinho não sonhou em receber a tão sonhada marquinha do beijinho da Xuxa?”, questiona a porta-voz de Eudora. A apresentadora usou seu Instagram para publicar teasers que culminaram no lançamento do batom.
https://www.facebook.com/eudoraoficial/videos/2261551493859991/
A Renault, apesar de não levar a apresentadora de volta para o passado, usou seu sucesso “Ilariê” para apresentar a campanha “Girou, Ligou, Ganhou” da montadora. A criação foi da Neogama.
https://www.youtube.com/watch?v=yOavdnCGxYo
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024