Prêmio: Ouro Categoria: AlimentosCase: Fome de McAnunciante: McDonaldsAgência: DPZ&T
McDonald’s sempre foi líder no Brasil, mas o setor de Fast Food se tornava cada vez mais competitivo e a concorrência passou a focar na parte funcional de produto e preço. O consumidor, seduzido por esses discursos, se tornou mais exigente, principalmente em relação ao sabor.
Era crucial para a marca reforçar a percepção de sabor, blindando sua atratividade e aumentando o desejo das pessoas por McDonald’s, principalmente entre os jovens.
Foi então que encontramos uma verdade das pessoas que nos ajudaria muito em nosso desafio: havia uma vontade que só McDonald’s era capaz de matar.
Existe fome. E existe Fome de Mc.
Quando ela bate, não tem jeito. Tem que ir no Mc.
Ninguém consegue imitar o que a gente faz. É uma sensação única que você só encontra no Mc. Nenhum sanduíche tem gosto de Big Mac. Batatinha igual a McFritas? Não há. Por isso, todo mundo já viveu aquele momento em que nenhuma outra comida serve. Mais que uma vontade, é uma necessidade daquele sabor que você só encontra no Mc.
A ideia foi dar nome pra Fome de Mc e escancarar isso a partir de food porn dos clássicos do McDonald’s e da memificação dessa vontade que só passa quando você passa no Mc. Tornamos a vontade de Mc não só mais deliciosa, como também mais compartilhável.
Para isso, recorremos ao food porn: exploramos o appetite appeal dos clássicos do McDonald’s para fazer crescer a #FomeDeMc. Também trabalhamos branded content. Memificamos a #FomeDe Mc, desde o filme – inspirado no famoso meme Sad Affleck – até os conteúdos co-criados com o Twitter. Por fim, não perdemos a oportunidade de aplicar inteligência de mídia para juntar fome de Mc com a vontade de comer: geolocalização aplicada a contextos de fome.
A partir de uma verdade do consumidor, conseguimos não só superar todas as metas, como criar uma das campanhas mais efetivas na história de McDonald’s Brasil.
FIZEMOS A #FOMEDEMC CRESCER: batemos o recorde histórico de vendas durante a campanha, atingimos o maior índice de consideração da marca do ano de 2019 e aumentamos intenção de compra em todos os públicos, inclusive entre os jovens.
COLOCAMOS A #FOMEDEMC NA BOCA DA GALERA: a conversa sobre McDonald’s explodiu. A mídia espontânea foi muito representativa, dobramos as menções sobre a vontade de Mc, aumentamos drasticamente o share of voice da marca no Twitter e o Buzz positivo entre os jovens.
A CAMPANHA FEZ AS PESSOAS LEMBRAREM O QUANTO O SABOR ÚNICO DE McDONALD’s É GOSTOSO: crescimento na percepção de sabor, valor e marca favorita.
Agência: DPZ&TAnunciante: McDonalds Responsável pela peça (Agência): Jade Duarte Romano, Diretora de Planejamento
Responsável pela aprovação (Anunciante): João Branco, CMO
CMO: João Branco, McDonald’s
CEO: Eduardo Simon, DPZ&T
CCO: Rafael Urenha, DPZ&T
CSO: Fernando Diniz, DPZ&T
Diretora de Planejamento: Jade Romano, DPZ&T
ECD: Carlos Schleder, DPZ&T
ECD: Rafael Nunes, DPZ&T
Diretor de criação: Rafael Quatrocci, DPZ&T
Diretora Executiva de Mídia: Kaline Léssio, DPZ&T
Diretora de Atendimento: Mariana Magalhães, DPZ&T
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