Marketing e criatividade em conexão com pessoas e cultura
Destaques internacionais do evento, o futurista Ian Beacraft e o diretor do Aspen Institute, Simran Jeet Singh, falarão sobre IA e a abordagem humanista para a resolução de conflitos
Marketing e criatividade em conexão com pessoas e cultura
BuscarDestaques internacionais do evento, o futurista Ian Beacraft e o diretor do Aspen Institute, Simran Jeet Singh, falarão sobre IA e a abordagem humanista para a resolução de conflitos
Sergio Damasceno Silva
8 de maio de 2024 - 6h03
O ProXXIma 2024 chega à 18ª edição este ano. Principal referência na indústria de comunicação, marketing e mídia, é o único evento que aborda os impactos da tecnologia e inovação em marketing e comunicação.
Nesses 18 anos, o evento já reuniu milhares de profissionais. A edição do ano passado, por exemplo, registrou a presença de 54% de executivos do alto escalão das empresas como CEOs, vice-presidentes e diretores.
Portanto, esta edição reúne temas como inteligência artificial (IA) e seu impacto no futuro das agências, marketing de influência, branding, a eletrificação da frota automotiva, as iniciativas de governança ambiental, social e corporativa (ESG) e de diversidade, equidade e inclusão (DEI), commerce, criatividade e social media.
Assim, o evento terá três palcos de conteúdo simultâneos, dos quais o principal é exclusivamente presencial e os outros dois com transmissão por streaming.
O Palco ProXXIma pode ser acompanhado presencialmente no dia e, depois, também estará disponível para os assinantes. Nesse palco, os debates abordam pautas atuais e importantes, com atualizações sobre marketing e criatividade; liderança e soft skills; IA; tecnologia e inovação; e cultura.
De fato, entre as atrações internacionais estão dois participantes da edição deste ano do South by Southwest (SXSW): o futurista Ian Beacraft, CEO da Signal and Cipher, e Simran Jeet Singh, diretor do Aspen Institute e autor do best-seller sobre empatia e resiliência The Light We Give: How Sikh Wisdom Can Transform Your Life.
Ambos virão ao evento para apresentações sobre os assuntos que dominaram os debates do SXSW 2024, como IA e a abordagem humanista para a resolução de conflitos.
Assim, para Beacraft, da Signal um dos principais desafios do atual cenário é o fato de que a tecnologia avança em ritmo exponencial, mas as organizações e seus profissionais mantêm modelos mentais antigos.
Nesse sentido, o esforço das empresas tem que ser direcionado não para colocar a tecnologia em primeiro lugar, e sim repensar modelos e processos compatíveis.
Em sua apresentação, Beacraft deve apresentar estratégias para remodelar processos com IA e design thinking, com o objetivo de abordar o futuro do trabalho de forma mais tecnológica, ágil e inovadora.
Filho de imigrantes indianos e nascido nos EUA, Simran, do Aspen Institute, oferece uma visão sobre como reagir a ofensas e confrontos no dia a dia, e aponta a curiosidade, a coragem e a conexão como três componentes que levam à compaixão.
A proposta de Simran se baseia na construção de lideranças inovadoras que promovam propósito e empatia em ambientes corporativos, educacionais e governamentais.
Ainda, o Palco Nielsen estará disponível presencial e online, por meio da plataforma do evento.
Portanto, o conteúdo ficará disponível on demand para que os participantes e assinantes do Meio & Mensagem possam assistir a qualquer momento.
Portanto, já o Palco Content é exclusivo para a apresentação de conteúdo das marcas patrocinadoras, as quais abordam temas essenciais para quem trabalha no segmento.
Tradicionalmente, ProXXIma recebe para entrevista CEOs e líderes de suas áreas para compartilhar estratégias e tendências.
De fato, uma das presenças do evento, este ano, o CEO da XP, Thiago Mafra. Nos últimos anos, poucos setores passaram por tantas transformações quanto o financeiro.
Assim, historicamente sob o domínio dos bancos tradicionais, o segmento tem passada por mudanças radicais com as fintechs e com evoluções tecnológicas como a implantação do Pix, do open finance e, futuramente, com o Drex, que é o projeto de moeda digital do Banco Central.
Mafra deve falar sobre os desafios do setor, a concorrência e as tendências em inovação.
No dia 4 de junho, o encerramento da programação do Palco ProXXIma será com uma entrevista com Luísa Sonza, um dos principais nomes da nova geração da música brasileira, indicada ao Grammy Latino em 2022 na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo.
Nas redes sociais, onde acumula milhões de seguidores (são quase 20 milhões no TikTok e mais de 52 milhões no Instagram, Luísa é nome de presença constante. Com fortes posicionamentos sobre a presença das mulheres no cenário artístico e a utilização dos canais digitais como principal meio de divulgação de seu trabalho, a cantora angariou um número expressivo de fãs e, simultaneamente, críticas a respeito de suas músicas e comportamentos, tal como grande parte dos artistas do atual cenário de conexão direta entre ídolos e público.
A fama, talento e exposição, inevitavelmente, projetaram a cantora no mercado publicitário, onde emprestou não apenas a imagem como também a voz para diversos projetos. Ainda no início de sua projeção nacional, em 2018, apresentou um programa junto à L’Óreal, no Instagram, sobre beleza. Junto a Chilli Beans, criou uma linha própria de óculos, assim como assinou uma coleção de esmaltes, que leva seu nome, junto a Dailus. Já protagonizou peças publicitárias para empresas como Coca-Cola, Riachuelo, C&A, McDonald´s, Pandora e Diageo. Também conseguiu atrair muitos anunciantes para seus clipes, que quiseram aproveitar a visibilidade e buzz da artista, como Americanas, Netshoes, Trident e Avon.
No palco do ProXXIma, a cantora irá falar sobre os critérios que adota para selecionar as parcerias e contará como enfrenta a exposição e julgamentos das redes sociais para seguir divulgando seu trabalho e se projetando no cenário artístico.
Dessa forma, no segundo e último dia do evento, quem encerra é o apresentador Marcos Mion. Assim, com mais de 24 anos de experiência em televisão, Mion começou (para a qual voltaria em 2021) na Globo em 1999, no seriado Sandy & Junior.
Contudo, em 2000, foi para MTV e, depois, para Band. Retornaria à MTV e, em 2009, assinaria com Record TV. De fato, em 2018, se tornou apresentador do reality da Record, A Fazenda, no qual comandou três temporadas.
Finalmente, em agosto de 2021, Mion assinou com a Globo e o canal pago Multishow. Foi quando, ainda de forma provisória, substituiu Luciano Huck à frente do Caldeirão (Huck assumiu o Domingão, com a saída de Fausto Silva).
Assim, em outubro de 2021, a Globo cedeu ao apelo público e Mion foi efetivado no Caldeirão. Contudo, em 2022, o programa se reformulou e passou a se chamar Caldeirão com Mion.
O apresentador também conduz transmissões de eventos musicais como o Rock in Rio e o Lollapalooza.
Ainda, o ProXXIma 2024, organizado por Meio & Mensagem, acontece no WTC, em São Paulo (SP), nos dias 4 e 5 de junho. Os ingressos estão à venda no site evento.proxxima.com.br.
Compartilhe
Veja também
Marcos Mion: relação com marcas vem de dedicação mútua
Apresentador da Globo, Marcos Mion acredita que uma relação longeva com marcas dependa de co-criação e dedicação
Como a mídia programática é afetada pela inteligência artificial?
Os vice-presidentes da Epsilon e BETC Havas acham que a partir da consolidação de produtos que usem IA as marcas ficaram mais seguras em explorar as potencialidades da tecnologia