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Wieden+Kennedy promove André Gustavo a COO global

Cargo recém-criado faz parte dos planos de expansão da rede; executivo continuará como presidente para a América Latina, ao lado do CCO Rodrigo Jatene


12 de setembro de 2024 - 10h00

A Wieden+Kennedy anuncia nesta quinta-feira, 12, a promoção de André Gustavo ao recém-criado cargo de global chief operating officer (COO global). O executivo continua como presidente da W+K na América Latina, respondendo pelas operações de São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México, função que ocupa desde 2022.

Wieden+Kennedy André Gustavo

Apesar do novo cargo, André Gustavo continuará na função de presidente da Wieden+Kennedy Latam (Crédito: Arthur Nobre)

Na nova posição, o objetivo de André será estruturar a estratégia de expansão da rede independente, além de implementar melhorias em processos para que os times de toda a W+K trabalhem cada vez mais integrados.

“A Wieden+Kennedy quer continuar crescendo. O que estamos vendo hoje é que crescer não é, necessariamente, abrir escritório, como era no passado. As grandes redes estão fundindo escritórios”, frisa o executivo. Nesse sentido, ele revela que seus principais objetivos são: crescimento, integração e colaboração.

Como primeiro latino-americano a fazer parte do time de lideranças globais da Wieden+Kennedy à distância — pois ele continuará baseado em São Paulo –, o executivo se reportará a Neal Arthur e Karl Lieberman, respectivamente CEO e CCO globais da companhia. “O fato de termos pessoas do time global aqui na América Latina e em São Paulo também dá um sinal para os clientes sobre importância dessa região”, diz.

André não é o único executivo global que não está na sede da W+K, em Portland: Neal e Karl moram em Nova York, enquanto o CFO global Campbell Stuart está na Austrália e a CMO global Rebecca McClain, juntamente com o RH global, ficam em Portland.

A escolha do executivo para a nova cadeira se deu por alguns fatores. Além de André Gustavo se dedicar à missão de fazer os escritórios trabalharem de maneira mais próxima, ele tem no currículo a experiência de ter aberto operações da rede na América Latina, mais notadamente o escritório brasileiro.

Ao longo de seus 14 anos na W+K, foi responsável pela inauguração da W+K em São Paulo e, anos depois, na Cidade do México. Também abriu o hub criativo em Buenos Aires. Durante sua trajetória na rede, também comandou o time global da Nike em Portland por quatro anos, de 2018 a 2022.

Como parte da transição de comando, André Gustavo elegeu Camila Hamaoui, até então managing director da W+K São Paulo, para sucedê-lo como presidente do escritório paulistano. No entanto, André seguirá à frente das operações da América Latina ao lado do CCO Rodrigo Jatene, responsável pela criação da região.

Mudança de negócios

A criação do cargo de COO indica, de acordo com a empresa, uma mudança de posicionamento e de negócios da rede. Hoje, a individualidade de cada escritório dá lugar a um funcionamento coletivo entre todas as operações, o que promove uma abordagem mais ampla para clientes globais.

Em muitos casos, há contas atendidas por mais de um escritório. Um exemplo é a Ford, que está em cinco operações da rede: Nova York, São Paulo, México, Buenos Aires e China. “As contas começaram a fazer esse papel de unificar os escritórios, o que é excelente”, afirma André.

O executivo salienta que o cargo de COO não é uma novidade no mercado, principalmente dentro dos anunciantes. “A minha impressão é que, quando a empresa fica grande demais, não é fácil para o CEO ter a visão, estar ligado nos principais clientes. Hoje, temos dez operações e um hub criativo acontecendo, em fusos horários muito diferentes. Ficou muito complexo para somente uma pessoa cuidar”, complementa.

Ele conta, também, que os presidentes dos respectivos escritórios tocavam suas próprias contas, mas, à medida que a agência fica mais global, os processos precisam acontecer paralelamente. Outra abordagem que tem aumentado são os trabalhos que envolvem pessoas de times de diferentes países.

O modelo remoto de trabalho, que se tornou uma realidade para diversas agências e empresas durante a pandemia, se encaixa bem no atual momento da rede. “A pandemia nos ensinou a trabalhar remoto de um jeito eficiente. Dá para trabalhar bastante no Zoom ou pelo telefone se você for um pouco flexível com seus horários”, frisa.

Trajetória na W+K

Após passagens por agências como JWT e F/Nazca Saatchi & Saatchi, André Gustavo foi um dos fundadores da W+K São Paulo ao lado de Ícaro Doria, copresidente e CCO da DM9, e esteve à frente do escritório brasileiro como managing director de 2010 a junho de 2018, quando foi promovido pela agência a diretor global para a conta da Nike, em Portland.

Porém, em 2022, o executivo voltou ao Brasil para reassumir a operação paulistana. Esse retorno aconteceu logo após a diretora geral, Fernanda Antonelli, e os diretores executivos de criação da W+K São Paulo, Eduardo Lima e Renato Simões, deixarem a agência no final de 2021, em decorrência da repercussão negativa do filme criado pela para o Festival do Clube de Criação daquele ano.

Um ano após sua chegada, André obteve maiores responsabilidades na região. Além de ser responsável pela abertura do primeiro escritório da W+K de língua hispânica no mundo, na Cidade do México, foi promovido a presidente da rede para a América Latina.

Operações latino-americanas

Além disso, sob seu comando, em 2024, a W+K São Paulo teve crescimento de 30% no número de colaboradores, reflexo das conquistas das contas de Pepsi, Ford e Google, em 2023, e Betano, neste ano.

A operação de São Paulo da agência desenvolveu também projetos criativos para marcas como Eudora (Grupo Boticário), além de ter ampliado seu escopo dentro dos atuais clientes, entre os quais Nubank, Nike, Budweiser, Uber e Old Spice. Hoje, a agência também atende Amazon Music, Prime Video e Sea Shepherd Brasil.

Desde sua inauguração, em 2023, a W+K Cidade do México também está em crescimento. Sob comando da CCO Jessica Apellaniz e do presidente Pablo de Arteaga, a agência conquistou as contas de Aeromexico, Cerveja Victoria (ABI), Ford, Uber e Nike. Já o hub da Argentina conta com Nike e Ford entre seus clientes, além de realizar projetos para Uber.

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