Marcas comemoram o saldo do Rock in Rio

Buscar

Marcas comemoram o saldo do Rock in Rio

Buscar
Publicidade

Marketing

Marcas comemoram o saldo do Rock in Rio

Ativações conquistaram quem esteve no festival; Coca-Cola e Heineken estiveram entre os patrocinadores que se destacaram


29 de setembro de 2017 - 7h11

O que era um festival de música quando foi criado, em 1985, hoje está mais para um espetáculo do entretenimento, regido por ações que proporcionam as mais diversas experiências ao público. Pela primeira vez no Parque Olímpico, o Rock in Rio acumulou elogios, não só pela qualidade das apresentações musicais, mas pela quantidade de atrações que iam além dos palcos. As marcas patrocinadoras e apoiadoras entraram no jogo: nada de ativações de patrocínio tradicionais, mas sim mais experiência para o público que foi à Cidade do Rock, e, muitas das vezes, recheada de conteúdo, agregando valor às marcas e entregando mais do que os consumidores esperavam. Confira abaixo os resultados das principais ativações dos anunciantes na última edição do festival, que foi encerrada no domingo, 24.

Coca-Cola

Espaço da Coca-Cola, que animou o público, foi produzido pela SRCOM (Crédito: Divulgação)

O que era para ser uma ativação da marca reuniu tanta gente em volta que passou a ser chamado como “o palco da Coca-Cola”. O Espaço Coca-Cola Fã de Música trouxe uma banda base de 12 jovens músicos profissionais – quatro bateristas, quatro guitarristas, um tecladista e dois baixistas –, que foi acompanhada por grupos de 50 pessoas, vindas do público, que cantavam juntas em um grande karaokê coletivo. Mais de 14 mil pessoas cantaram com a banda mas o número dos que ouviram e cantaram no meio do público é incontável. Com aparições surpresa, Di Ferrero, Tico Santa Cruz, Lucy Alves e Tiê passaram por lá e encantaram a plateia de fãs. Em sete dias de festival, foram cerca de 175 músicas divididas em cinco blocos por dia. Sucessos do line-up do palco principal, como “Sweet Child of Mind” (Guns n’ Roses), “Sunday Morning” (Maroon Five) e “It’s my life” (Bon Jovi) eram alternados com clássicos do pop e rock nacional como “Me Deixa” (O Rappa) e Razões e Emoções (NX Zero). Além de cantar, o público também podia assumir os instrumentos dos músicos após serem aprovados em teste de audição no estúdio da Coca-Cola FM. A plataforma de música online da marca operou ao vivo da Cidade do Rock e entrevistou nomes como Shaw Mendes, Emicida e Rogério Flausino. O projeto foi assinado pela agência SRCOM e a seleção musical contou com a curadoria de Daniel Lopes, da Capitão Musical. O curioso é que a ideia desta ativação veio após consultas junto ao público jovem. A Coca-Cola ainda montou a Casa Fanta Guaraná, na Rock Street Africa, onde foram oferecidas cerca de 50 mil provas do novo sabor de Fanta.

 Heineken

Tirolesa foi novamente um sucesso entre o público (Crédito: Divulgação)

Patrocinadora do Rock in Rio desde 2011, a Heineken mais uma vez levou a tirolesa ao festival. Um dos brinquedos mais procurados do evento, ele contou com  7,8 mil passeios nesta edição. A marca também promoveu a Rock & Recycle, uma ação voltada à reciclagem, que levou o público a formar longas filas: a cada dez copos de chope da marca, era possível trocar por um copo colecionável. Com isso, foram 676 mil  copos reciclados – a marca superou em 80% o número de copos da edição de 2015. Em seu stand, a Heineken também contou com apresentações da StarBand durante os intervalos do line-up; ela estava presente dentro do lounge da marca, mas animou os que passavam em frente ao espaço. Ao longo dos sete dias do evento, foram consumidos 685 mil litros de chope.

NBA Fan Zone

NBA levou ação montada nas Olimpíadas ao Rock in Rio (Crédito: Divulgação)

A NBA ocupou uma área de 1.000m2 na Arena Game XP com sua Fan Zone que foi elaborada pela Octagon. Em quase 50h de evento, o espaço temático combinou música, esporte, estilo e entretenimento. Segundo dados da organização, mais de 360 mil pessoas passaram pela Arena de Experiências Game XP em sete dias de Rock in Rio sendo que, deste total, 100 mil preencheram o cadastro para participar das ativações da NBA. Além do espaço interno, a NBA montou uma meia-quadra externa, onde mais de 15 mil pessoas participaram de brincadeiras, ativações e desafios. Em parceria com a Nike, o espaço recebeu o lançamento global dos novos uniformes jerseys das equipes da liga para a temporada 2017-2018. A NBA também montou uma loja na arena de games do Rock in Rio onde comercializou mais de 1500 produtos. Além da Nike e da Octagon, a Cisco foi parceira da NBA nesta ação.

Oi

O surfista Gabriel Medina comentou jogos à convite da Oi (Crédito: Divulgação)

Patrocinadora da Game Experience, a Oi montou ampla estrutura para fornecer rede de telecomunicações e TI para a Game XP. O evento levou mais de 360 mil pessoas para a Oi Game Arena e para a Arena Expo Play no Rock in Rio, que juntas realizaram 418.000 conexões nas redes WiFi da Oi, em torno de 60 mil por dia. O tráfego total gerado na Game XP  foi 50% maior que o gerado em todo o Rock in Rio de 2015: o equivalente a seis milhões de fotos em resolução normal. No estande da Oi no local foi montado um espaço para carregar celulares; a marca também disponibilizou jogos clássicos como Genius, Fliperama, Pula-Pirata e Air Hockey. No dia 21 de setembro, a estrela da Oi Game Arena foi o surfista Gabriel Medina, atleta patrocinado pela Oi, que comentou uma partida de CS: GO que aconteceu no telão gigante, a maior tela já montada no mundo para eventos do tipo, com 75m de comprimento e 20m de altura, totalizando 1.400 metros quadrados de projeções. Nela, os melhores gamers do Brasil disputaram jogos como “Injustice 2 “, “Clash royale” “Pro-evolution soccer 2018” e “Just dance”, com narração ao vivo por comentaristas como Milton Leite.

Sony/ Filtr Cover

Sony divulgou Filtr (Crédito: Divulgação)

Entre 1200 e 1500 pessoas  frequentaram o espaço da Sony a cada dia de Rock in Rio. Nele, o público se logava com Facebook e Spotify, tirava uma foto com o filtro escolhido (Girl Power/Loucos por Rock/Meu Crush/Meus Hits) e automaticamente esta imagem virava a capa de uma playlist com o mood de cada filtro no perfil do usuário. O espaço recebeu influenciadores e artistas como Dinho Ouro Preto e Rogerio Flausino.

 Colgate

Colgate contou com stand todo em LED (Crédito: Divulgação)

A Colgate participou pela segunda vez consecutiva do evento com um estande do enxaguante bucal Colgate Plax Ice Glacial, recebendo cerca de 18 mil pessoas nos sete dias de evento. O estande da marca, feito quase inteiramente de telas de LED, realizou diversas ativações, entre elas o game de paquera “Rock Real Match”, que formava casais de acordo com um jogo de perguntas e respostas, unindo os usuários que apresentavam mais afinidade. No total, quatro mil pessoas participaram desta ação que teve 800 matches formados. O estande também distribuiu nove mil amostras de enxaguante bucal.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil