Com AI, Havaianas transforma arte de rua em loja

Buscar

Marketing

Publicidade

Com AI, Havaianas transforma arte de rua em loja

Para ampliar as vendas durante o verão nos EUA, a marca de calçados criou uma loja física, mas sem produtos, por meio de um painel criado pelo artista Buff Monster

Luiz Gustavo Pacete
9 de julho de 2019 - 6h00

 

Buff Monster, segundo a marca, foi a escolha perfeita para a comunicação com um público mais jovem (Crédito: Reprodução)

A marca de calçados Havaianas utilizou inteligência artificial para ampliar suas vendas durante a temporada de verão nos Estados Unidos. A marca criou uma loja virtual no Venice Beach Boardwalk, na Califórnia, por meio de um mural desenvolvido pelo artista de rua Buff Monster e um sistema de inteligência artificial que permite a compra pelo celular.

Em entrevista ao site Glossy, Fernanda Romano, diretora digital da Alpargatas, explicou que o local era estratégico para Havaianas, sobretudo, pela presença de consumidores da GenZ. “Não queríamos ter um projeto que envolvesse tecnologia somente por isso, mas que fosse além, algo que fizesse sentido na combinação de arte, curiosidade e estilo”, pontuou Fernanda.

Para comprar, os consumidores acessavam via mobile o site StepIntoSummer.com (Crédito: Reprodução)

Conhecido por trabalhos com outras marcas, entre elas Coca-Cola, Buff Monster, segundo Fernando Romano, foi a escolha perfeita para a comunicação com um público mais jovem. Para comprar, os consumidores acessavam via mobile o site StepIntoSummer.com, tiravam fotos do mural e, quando realizavam determinado tipo de combinação encontravam alguns modelos.

No site, as pessoas eram apresentadas a um guia de estilo virtual com a curadoria da estilista Tara Swennon. “As pessoas adoram um experimento com interfaces e, quando descobrem a tecnologia, elas realmente se envolvem com isso e tentam descobrir tudo sobre a arte”, disse Romana. O projeto foi desenvolvido pela TBD San Francisco, co-fundada pelo brasileiro Rafael Rizuto que já passou por agências como 180 L.A, Pereira O’Dell e Ogilvy Brasil.

Ao AdAge, Rizuto afirmou que o objetivo da campanha era a conscientização, mas o mais importante, “é sobre como você pode tornar a experiência de teste divertida?” “Havaianas tem um espírito de alegria, cor e verão, e quando encontramos Buff, ele era o cara”, disse. “Sua paleta de cores combinava exatamente com a de Havaianas e, quando encontramos sua biografia na Wikipedia, descobrimos que ele é originário do Havaí. Havaianas é havaiano em português. Era bom demais para ser verdade.”

Fernanda Romano está pretende levar a ideia para outros mercados, incluindo o Brasil e a Índia. A campanha também incluirá um videoclipe que incorpora cenas da ativação “Boardwalk Shop” com uma música original de Lino Krizz e Wzy, produzida por Jamute.

 

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • tecnologia

  • Inovação

  • inteligencia artificial

  • havaianas

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”