Batekoo reforça plataforma para inclusão no mercado

Buscar

Batekoo reforça plataforma para inclusão no mercado

Buscar
Publicidade

Marketing

Batekoo reforça plataforma para inclusão no mercado

Coletivo investe em projetos de educação para negros e LBTQIA+s e expande praças de atuação


17 de setembro de 2019 - 12h36

No fim de setembro, a Batekoo, coletivo de cultura urbana voltado à jovens negros e LGBTQIA+, lança uma plataforma em seu site com o objetivo de tornar mais fácil a inclusão desses grupos no mercado de trabalho. O espaço servirá como vitrine para os projetos já desenvolvidos pelo grupo nos cinco anos desde sua fundação e facilitará a ponte entre as iniciativas do coletivo, empresas, profissionais e parceiros interessados.

 

Coletivo Batekoo foi criado em Salvador em 2014 partindo da necessidade de criar espaços de entretenimento confortáveis para negros na capital baiana (Crédito: Divulgação/Batekoo)

Uma das vertentes mais recentes, o Projeto AB, foi lançado em junho com apoio da Absolut. A iniciativa consiste em um espaço localizado no centro de São Paulo que oferece atividades e cursos capacitantes para gerar empregabilidade e fomentar empreendedorismo. No primeiro ciclo formativo, que acaba em dezembro e é direcionado à pessoas LGBTQ+, são oferecidos cursos ligados à área de produção cultural, como para bartenders, fotógrafos, videomakers, hostess, seguranças e demais ocupações. De acordo com Pedro Cruz, gerente de projetos da Batekoo, já passaram pelo espaço 200 alunos e o coletivo já mapeou 900 oportunidades de trabalho.

Também no espaço, a Batekoo realiza eventos denominados Diálogos Criativos, onde reúne artistas para compartilhar referências e planeja criar uma feira de empregabilidade e programa de fomento ao empreendedorismo para negros e LGBT+s. Além disso, o coletivo está em negociação com marcas que queiram se conectar com a comunidade atendida para ocupar o espaço.

“Problemas complexos demandam soluções complexas, e isso leva um tempo. Como toda mudança cultural, precisamos criar estratégias para que as ações afirmativas, principalmente de inclusão, sejam feitas em todos os níveis de uma organização, e o maior desafio tem sido provar para as lideranças a importância de termos negros, LGBT+, pessoas portadores de alguma deficiência, ocupando postos de trabalho para além dos executores. Precisamos dessas pessoas em posições estratégicas, tomadoras de decisões. E só tendo elas lá dentro para a mudança acontecer”, afirma Cruz.

Outros pilares do coletivo são entretenimento, que inclui as festas que acontecem desde a fundação do grupo e o primeiro festival de música da marca previsto para acontecer em março 2020; a gravadora Batekoo Record, que trabalha com foco na cultura afrodiaspórica e tem Deize Tigrona, Miss Ivy e MC Sophia como alguns dos artistas assinados; e a Cia de Dança Batekoo. Para cada pilar o grupo trabalha com comunidades, empresas, marcas, agências, rede de fornecedores e públicos diferentes.

Na área de entretenimento, o coletivo adianta que além do festival, haverá novidades nas festas com novos formatos e experiências de conversão para as marcas. “Nossa principal proposta é que esses espaços de entretenimento que criamos sejam grandes plataformas de conteúdo e geração de valor compartilhado para as marcas”, argumenta o gerente de projetos. Além de Absolut, a Batekoo trabalha atualmente com a Converse, que viabilizou a viagem recente do grupo à Nova York para tocar no festival Afropunk Brooklyn.

Turnê nacional e internacional
Criado em 2014, como resposta à não-existência de espaços de entretenimento confortáveis ao público negro na capital mais negra do País, Salvador, a Batekoo tem presença em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, além da própria capital baiana. Por lá, o grupo procura movimentos culturais emergentes que podem ser transformados em inteligência cultural para as marcas. A intenção é fortalecer as praças atuais e focar na expansão de projetos já iniciados em São Paulo, como as verticais de educação e empreendedorismo.

O coletivo ainda iniciará suas festas fora do sudeste: em Belém, Brasília, Curitiba e Fortaleza. “A partir disso, queremos aplicar alguns projetos de formação e empreendedorismo focado nas juventudes urbanas com recorte étnico racial e de gênero”, adianta Cruz.

Para além do Brasil, este ano, a marca Batekoo ganhou o cenário internacional ao realizar atividades e shows em Nova York e no Chile. A agenda inclui, ainda,  uma turnê que inicia na África do Sul, à convite do festival Afropunk Joanesburgo, e passa por demais países africanos na produção de um documentário que discorre sobre as relações entre os movimentos culturais afrodiaspóricos.

**Crédito da imagem no topo: Reprodução/Batekoo

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    No Brasil, percentual já é de 70% do orçamento e companhia explora suas vertentes com cautela e pensamento estratégico, segundo Aude Gandon, chief marketing and digital officer global

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia