Google reforça privacidade

Buscar
Publicidade

Mídia

Google reforça privacidade

Companhia também anunciou o Android Q, a nova geração do Google Assistente e novidades no Google Lens e de realidade aumentada na busca durante o Google I/O


7 de maio de 2019 - 21h09

Uma semana após o Facebook anunciar novidades e mudanças na F8, agora é a vez do Google. Durante Google I/O, conferência anual para desenvolvedores, realizada nesta terça-feira, 7, na Califórnia, a plataforma revelou novidades como mudanças em seu controle de privacidade, a nova versão do Android, a nova geração do Google Assistente, o Google Lens, realidade aumentada na busca, entre outras.

 

Sundar Pichai, CEO do Google, durante a conferência realizada na Califórnia (Crédito: Reprodução/Google)

Durante o evento, Sundar Pichai, CEO do Google, mostrou que a missão da empresa não é mais apenas ajudar o usuário a encontrar respostas: “Queremos que os nossos produtos trabalhem mais para você, no contexto do seu trabalho, da sua casa e da sua vida. Todos eles compartilham o mesmo objetivo: ser útil para todo mundo”, relatou o CEO.

Novos controles de privacidade
Diversas ferramentas de privacidade e segurança foram anunciadas para plataformas e produtos da empresa. Os novos recursos permitirão, ainda este mês, que os usuários acessem de forma mais rápida a sua conta Google em produtos como Busca, Mapas, YouTube, Chrome, Assistente e Notícias. Além disso, será possível gerenciar mais facilmente os dados na Busca, no Maps e no Assistente. A plataforma também anunciou que o modo de navegação anônima, que já está disponível no YouTube, será também disponibilizado no Mapas e na Busca. Outra novidade nos controles de privacidade é que a partir de agora as verificações em duas etapas contra ataques serão incorporadas a telefones com sistemas Android 7.0 e superior.

Android Q
Falando em Android, o sistema operacional chega a sua décima versão, com o nome de Android Q. Essa versão é a primeira a suportar a tecnologia 5G e foi desenvolvida para potencializar os dispositivos dobráveis. O sistema também conta com a nova função Live Caption que coloca legendas automáticas em vídeos, podcasts e mensagens de áudio em qualquer aplicativo, sem precisar de conexão WiFi ou uso de dados. Além disso, as Respostas Inteligentes estarão nas notificações do sistema operacional, incluindo uma tecnologia de predição que antecipa próximos passos dos usuários.

Nova geração do Google Assistente
De acordo com o Google, a partir dos avanços nas redes neurais recorrentes, agora é possível ter a inteligência artificial que alimenta o Assistente por meio de um celular, ou seja, a ferramenta agora processa a fala do próprio aparelho em tempo real mesmo sem conexão com a internet. Com isso será possível realizar várias tarefas ao mesmo tempo passando de um app para outro. Segundo a companhia essa nova versão estará disponível nos novos modelos de celulares Pixel ainda este ano. Falando em novos modelos de celulares, o Google também lançou o Pixel 3a, que segundo a companhia é o seu mais novo e acessível smartphone. Ele já está sendo comercializado nos Estados Unidos e ainda não tem uma previsão de chegada no Brasil.

O Google Lens mostrará a tradução de um texto no qual a lente está apontada por cima deste texto original, em mais de 100 línguas diferentes (Crédito: Reprodução/Google)

Google Lens
O aplicativo de reconhecimento de imagem divulgado há dois anos pela plataforma, o Google Lens, conta com algumas novidades. Agora será possível fazer buscas utilizando a realidade aumentada e modelos 3D apontando a câmera do celular para um objeto. O Lens também mostrará a tradução de um texto no qual a lente está apontada por cima deste texto original, com mais de 100 línguas diferentes. Além disso, a ferramenta lerá em voz alta as palavras do texto, mostrando cada uma, para ajudar pessoas que não sabem ler e mostrará a definição de cada uma delas. Segundo a companhia, este recurso, no momento, só está disponível no Google Go, aplicativo de busca para smartphones, que custa cerca de US$ 50.

Family Link
O app Family Link que permite que os pais estabeleçam regras digitais para seus filhos, também conta com dois novos recursos. O primeiro permitirá que pais determinem limites de tempo específicos para diferentes aplicativos. Já o segundo permitirá que os pais usem os próprios aparelhos para dar mais tempo aos filhos. Além disso, o app será disponibilizado para todos os Androids.

Brasileiros no Desafio Google de Impacto em IA
A empresa brasileira Had Talk Serviços LTDA foi uma das vencedoras do Desafio Google de Impacto em IA, por traduzir o português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante o evento, o Google anunciou as 20 vencedoras que vão dividir uma bolsa de US$ 25 milhões oferecida pelo Google.org, além de crédito e consultoria do Google Cloud, orientações de especialistas em IA da empresa, e um programa de aceleração criado pelo Google Developers Launchpad. Além do Brasil, pesquisadores da Colômbia estão entre os premiados, acrescentando mais dois vencedores da América Latina à lista.

*Crédito da imagem no topo: PhotoMixLtd/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também