Associações lançam manifesto pela liberdade de imprensa

Buscar

Associações lançam manifesto pela liberdade de imprensa

Buscar
Publicidade

Mídia

Associações lançam manifesto pela liberdade de imprensa

Documento, lido no encerramento do Congresso Brasileiro sobre Democracia e Direito, defende a liberdade de imprensa como fundamento democrático


19 de maio de 2022 - 6h00

 

O evento, sediado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) teve  discussão de temas voltados à igualdade, direito, democracia e liberdade de expressão e direitos humanos (Crédito: Shutterstock)

Durante o encerramento do I Congresso Brasileiro sobre Democracia e Direito, em 9 de maio, foi lançado o Manifesto em Defesa da Liberdade de Imprensa, assinado por 13 associações, sendo duas delas internacionais. 

O documento defende a liberdade de imprensa como fundamental no sistema do estado de direito, destacando que ações envolvendo ameaça ou constrangimento a seu efetivo exercício vêm acontecendo em diversos pontos do País, o que “tende a se agravar com a proximidade de eleições num ambiente de grande polarização”, diz o documento.

Signatários do documento vão desde setores ligados à imprensa, como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e Associação Nacional de Jornais (ANJ); a órgãos do setor empresarial, como Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), Centro Nacional de Modernização Empresarial (CENAM), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e Associação Paulista Viva.

A instituição acadêmica a assinar foi a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que sediou o evento. Assinaram também duas instituições relacionadas à liberdade de imprensa, o Instituto Palavra Aberta e o Instituto Tornavoz, e as associação latinoamericana Transparência Electoral en América Latinas e a Conferência Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral  (CAOESTE),

O congresso, promovido pelo PNBE e pela PUC-SP, contou com a participação por videoconferência do ministro Carlos Ayres Britto, que ressaltou que “democracia é a menina dos olhos da Constituição e que a liberdade de imprensa é a liberdade do conteúdo e que as fake news estão fora da liberdade de expressão”. 

A leitura do manifesto aconteceu após fala do ministro e ficou por conta do Livio Giosa, coordenador Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) e do Congresso. Além da leitura do manifesto, também foi citado o nome de cada entidade que assinou o documento.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital