Uma ideia idiota que vale bilhões de dólares

Buscar

Uma ideia idiota que vale bilhões de dólares

Buscar
Publicidade

Opinião

Uma ideia idiota que vale bilhões de dólares

Os amigos tentaram impedir o entusiasta de cometer um erro tão estúpido


17 de fevereiro de 2020 - 13h31

(Crédito: Thomas Vogel/ iStock)

Em 1985, Tommy Hilfiger estava jantando em silêncio com a esposa em um restaurante quando um homem se aproximou, apontou o dedo para o rosto de Tommy e, em seguida, gritou em voz alta: “Quem você pensa que é para se comparar comigo!? Levei 20 anos para chegar aonde eu estou!”. Hilfiger respondeu: “Por que levar 20 anos quando você pode chegar lá em 20 dias?”. O homem que apontava o dedo era Calvin Klein. Tommy Hilfiger conseguiu irritar toda a indústria da moda.

Tudo começou em Nova York, um ano antes, quando Tommy decidiu abrir sua primeira loja de moda masculina. Quando ele se preparava para procurar investimentos depois de resultados malsucedidos, os investidores olhavam para o empresário em potencial nos olhos e repetiam a mesma frase: “O negócio da moda é difícil, você nunca terá sucesso a menos que consiga gastar milhões em publicidade”. Depois de acumular várias tentativas frustradas de obter capital para seu novo empreendimento, Tommy decidiu seguir o que todos ao seu redor chamavam de a ideia mais idiota de todos os tempos.

Um dos vários investidores que Tommy conheceu durante seu fracasso no roadshow de investimentos deu-lhe conselhos que valiam mais do que qualquer quantia de dinheiro que qualquer investidor pudesse oferecer. O investidor disse que “nos negócios, você deve fingir até conseguir”. Se Hilfiger se convencesse de que ele era um dos maiores designers de moda masculina dos Estados Unidos, todos acreditariam também. A ideia “burra” surgiu na cabeça dele: “Se eu investir todo o meu dinheiro em um outdoor, no coração da Times Square, que compara minha marca com as principais marcas de moda masculina dos EUA, as pessoas realmente acreditarão que Tommy Hilfiger é uma das melhores marcas da América”.

Então, no outdoor de Tommy, estava o título “Os 4 grandes designers americanos para homens são” e, logo abaixo, estavam os nomes de Calvin Klein, Ralph Lauren e Perry Ellis. Então, na parte inferior, dizia: “Este é o logotipo do menos conhecido dos quatro” (que era, então, o logotipo da TH).

Os amigos tentaram impedir o entusiasta de cometer um erro tão estúpido, que o outdoor não apenas o deixaria quebrado, mas também o faria parecer idiota e mataria qualquer chance que ele tivesse no negócio da moda. No entanto, Tommy já tinha tomado a decisão, ele se convenceu de que era um dos quatro maiores designers americanos de todos os tempos e estava pronto para deixar o mundo saber. Depois que o anúncio foi lançado, Hilfiger recebeu todo tipo de crítica do enfurecido mundo da moda e importantes executivos do setor consideraram Tommy como “uma piada oportunista que não vai durar”.

O anúncio enfureceu tantas pessoas influentes que Tommy Hilfiger se tornou um sucesso da noite para o dia. Pessoas importantes da indústria estavam falando sobre o designer arrojado, ele era famoso e os consumidores realmente o consideravam um dos melhores, posicionando sua marca no mesmo nível que Calvin Klein, Ralph Lauren e Perry Ellis. O investidor que forneceu os conselhos valiosos foi do Murjani Group que, depois de ver o sucesso do arrojado empresário, finalmente concordou em financiar a Tommy Hilfiger Corporation.

Hoje, Tommy Hilfiger é uma corporação multinacional com mais de dez mil funcionários e vários bilhões de dólares em receita. O outdoor é considerado um dos movimentos de publicidade mais bem-sucedidos, ousados e inteligentes de todos os tempos.

*Crédito da foto no topo: Pixabay/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também