A importância do repertório

Buscar
Publicidade

Opinião

A importância do repertório

Para ser criativo, autêntico e sair do lugar comum


6 de outubro de 2020 - 19h56

(Crédito: Eoneren/istock)

Entre tantos acontecimentos importantes, parece até que a vida é feita de grandes momentos. Mas é, na verdade, nos pequenos instantes que a vida se faz. Eu acredito que a sabedoria vem de cada experiência e de cada olhar que trazemos para ela. Por isso, sempre busquei ter um entendimento integral sobre o mundo, buscando diferentes pontos de vista em cada assunto. O meu olhar curioso e não óbvio é o melhor hábito que eu poderia ter me apropriado.

Diante dos muitos movimentos que impulsionam a criatividade e a autenticidade, eu acredito muito no poder do repertório como diferencial competitivo.

Construir um bom repertório é essencial para lapidar o nosso olhar, nos tornar uma pessoa mais plural, mais criativa e com mais ideias inovadoras. Cada um tem o seu próprio caminho e individualidade para buscar referências e aumentar repertório. Normalmente, as pessoas que têm mais facilidade neste processo são as mais ousadas na forma de olhar para o mundo.

Meu hábito de viajar sempre foi uma ferramenta poderosa para renovação de repertório. Para mim, viajar representa quebrar o comodismo, estimular a energia, se perder, se encontrar e se redescobrir. Mais do que isso, viajar serve como autoanálise, para ver as belezas do mundo e as realidades encobertas, é um ótimo exercício de respeitar as diferenças, ter novas ideias e insights, experiências que servem como uma fonte inesgotável de saber. E, neste período de isolamento, precisei encontrar outros caminhos e me reinventar na forma de consumir conteúdo e inspiração.

A quarentena me possibilitou ficar grudada com a minha sobrinha, Isabella, de 2 anos. E a convivência diária com ela contribuiu muito neste momento em que eu revisito o meu olhar não óbvio e criativo. A Isabella, como é a natureza das crianças, chegou à vida com curiosidade, é extremamente criativa e totalmente espontânea, enxerga possibilidades em absolutamente tudo e se encanta nos pequenos detalhes, sem prejulgamentos. Brincar com ela todos os dias me trouxe uma lição importante: a pressão social da vida adulta limita a curiosidade pura que as crianças trazem consigo. Adaptar os nossos hábitos e entender que podemos ter curiosidades genuínas em qualquer lugar pode ser o pontapé inicial para reparar em todos os detalhes com mais interesse. Desta forma, conseguimos nutrir nossa curiosidade e nosso repertório a qualquer momento.

E reforço a opinião que não é preciso sair de casa para entrar em um processo de transformação baseado no interesse pelo novo, pelo outro, pelo muito e pelo pouco. O tal olhar do viajante pode ser exercitado em qualquer lugar.

Recomendo também que você vivencie experiências novas, saia da rotina, perceba que o mundo tem muitas possibilidades. Converse, intencionalmente, com pessoas que não concordam com você. Incorpore a pluralidade no seu dia a dia, conheça outros pontos de vista, pratique a tolerância e a empatia. Além de contribuir para ampliar repertório, engrandece nosso lado humano.

Já pensou em se enxergar como uma tela em branco? Pense em desconstruir o que você considera como o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é ruim, se despir de formatos e modelos dominantes. Assim você será mais autêntico e criativo nas suas escolhas.

Finalizo este artigo recomendando dois livros que também contribuíram no despertar do meu olhar curioso durante este período desafiador: Originais, de Adam Grant, e Roube como um artista, de Austin Kleon.

Agora, te convido a pensar comigo: como está o seu repertório agora?

**Crédito da imagem no topo: kmlmtz66/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto

  • Da inteligência artificial à inteligência real

    Construir o futuro que está emergindo não está somente nos dados, ou nas quase mil páginas do report de tendências da Amy Webb