Marketing de milhões

Buscar
Publicidade

Opinião

Marketing de milhões

Enquanto há marcas disputando “seguidores” nas redes sociais, outras já perceberam que são elas que têm que seguir os interesses do seu público


11 de abril de 2022 - 16h00

O que você está fazendo com os “segredos” que os clientes contam?

Todos os dias pessoas que interagem com o seu negócio cochicham informações valiosas em seu ouvido. Quando eles compartilham um post da sua marca nas redes sociais, quando colocam um produto no carrinho do seu e-commerce, quando abrem uma notificação por push do seu aplicativo ou quando respondem uma enquete de satisfação, eles estão deixando bem claras as suas preferências.

Quem pergunta para um usuário se posso “ter acesso aos seus dados para proporcionar uma experiência ainda melhor” não está apenas cumprindo uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados, está criando uma expectativa nesse cliente de melhorar a sua vida em algo.

A pizzaria do seu bairro sabe que você sempre liga por volta das 20h às sextas-feiras para pedir uma pizza de calabresa com borda recheada. O que ela faz com isso? Nesse mercado, algumas preferem ignorar e simplesmente perguntar todas as vezes o seu endereço e pedido (e, de vez em quando, ainda esquecer a bendita borda recheada). Outras facilitam o processo e perguntam se você quer repetir a última compra. Algumas mandam um WhatsApp às 19h te ajudando a não esquecer da redonda. Mas as possibilidades vão muuuuuuito além disso. E as demandas dos clientes também. Especialmente os mais jovens. Se você acha que essa turma é exigem-te demais, cuidado. Em menos de cinco anos, a Geração Z passará os Baby Boomers e a Geração X em quantidade, se tornando responsável por grande parte do consumo da maioria dos produtos e serviços que vendemos. Esse é um grupo que espera ansiosamente ser ouvido, entendido e atendido. São pessoas que já se acostumaram em ter os seus dados solicitados o tempo todo, mas que sabem que eles são valiosos e vão nos abandonar se não os usarmos bem.

Você tem falado com os seus clientes mais importantes? Também tem ouvido aqueles que te abandonaram? Entender as expectativas e frustrações desses públicos talvez seja a coisa mais importante que você pode fazer pelo seu negócio. Preste atenção aos segredos que eles compartilham com você. Nas pesquisas, nos cliques e nos likes está escondido um tesouro capaz de construir um “marketing de milhões”.

Enquanto há marcas disputando “seguidores” em redes sociais, outras já perceberam que são elas que têm que seguir os interesses do seu público. Essa é uma corrida que será ganha por quem entender com mais profundidade o que os clientes querem e satisfazê-los melhor. Não os subestime: são eles que querem criar suas próprias tendências e recompensarão as empresas que entenderem isso transformando-as em símbolos da sua cultura.

Os milhões de faturamento estão totalmente ligados aos milhões de “segredos” que você captura todos os dias e que te permitem ter uma conversa mais íntima com possíveis compradores. Isso vai além de ter um perfil divertido no TikTok. É compartilhar valores, gerar identificação, resolver os problemas, reconhecer os erros e evoluir junto com os seus consumidores.

Está disposto a fazer um marketing milionário?

Publicidade

Compartilhe

Veja também