SEO: de preocupação técnica a estratégia competitiva

Buscar

SEO: de preocupação técnica a estratégia competitiva

Buscar
Publicidade

Opinião

SEO: de preocupação técnica a estratégia competitiva

Como a otimização deixou de ser uma preocupação técnica e passou a ser estratégia competitiva


17 de agosto de 2022 - 6h00

Com a consolidação das mídias sociais e a onipresença do e-commerce durante a pandemia, profissionais técnicos de diversos setores lamentaram a falta de entendimento da alta gestão sobre a importância da audiência orgânica no mundo digital e quem ainda não dava a devida atenção a esse mercado teve de se virar e recuperar anos de atraso em poucos meses, principalmente por conta da concorrência.

O desenvolvimento de estratégias de criação de conteúdo otimizado tem impactos muito altos nos acessos de sites de pequenas e grandes marcas, e frente aos dados observados no mercado, fica evidente que o SEO deixou de ser uma preocupação técnica e passou a ser uma estratégia competitiva dentre as empresas.

Uma análise que ilustra muito bem esse cenário é um estudo que a Web Estratégica realizou em 2020 em parceria com a SEMrush, onde foram monitorados 1,1 bilhão de acessos dos 100 maiores e-commerces do Brasil.

A pesquisa concluiu que 25% do volume total de tráfego dessas lojas online vinham de buscas orgânicas no Google, somados a outros 13% do volume de acessos que vinham de anúncios. No total, 38% do tráfego orgânico eram advindos do Google.

Em empresas menores, com menor impacto de marca e menor volume de acessos diretos, o tráfego de buscas ultrapassa 50% do total de acessos.

Pesquisas como essa ajudam a demonstrar para a alta gestão a importância de entender de onde vem os clientes que compram online e onde alocar os investimentos estratégicos.

Existem diversas ferramentas e técnicas que podem ser usadas como potenciais fontes de tráfego que precisam ser melhor exploradas pelas marcas, como por exemplo o Analytics, Google Discover, análise da jornada do cliente, uso de blogs e canais próprios de conteúdo, escrever um conteúdo de mobile mais estruturado para tela pequena, entre outros pontos.

O Google Discover é uma potencial fonte de tráfego muito importante na área de notícias, entretenimento e na área de produção e venda de conteúdo. Apesar de ter um impacto menor no B2B, ou seja, na relação entre empresas, a ferramenta também tem a sua utilidade para o e-commerce e para a geração de leads.

Em geral, o SEO, principalmente focado para o e-commerce, está conectado com duas áreas fundamentais: a gestão analytics, para mensurar de forma correta a jornada do cliente e o quanto esse tipo de otimização de conteúdo está ligado à jornada.

Outra estratégia relevante que foi um pouco esquecida pelo mercado são os testes A/B, um tópico fundamental de SEO para comparar variáveis em estratégias. Tanto para tráfego orgânico quanto para mídia é importante testar diferentes campanhas, landing pages, títulos, layouts, diagramação, entre outros itens, para entender o que converte melhor.

Entretanto, além dessas estratégias, outro ponto fundamental para ganhar destaque é ter um treinamento de equipes adequado e um time de desenvolvedores justo para o número de implementações. Se não for assim as coisas não andam para frente e os projetos perdem o timing para serem implementados.

Com base em uma experiência de mais de 10 anos no mercado de marketing digital e minha recente participação no Semrush Summer Jam 2022, evento que envolveu os maiores players do mercado global de marketing e SEO, mais uma vez, ficou claro que o grande desafio do setor é implementar boas práticas e garantir consistência na mensuração, certificando que os canais sejam devidamente mensurados e creditados quando as conversões acontecem.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Técnica e estratégia

    Ambiente estressado pela pulverização de opções de mídia e pelas mudanças de comportamento da audiência valoriza os profissionais especialistas na atividade, mas exige desempenhos mais fundamentados

  • Premiunização para avançar

    Fazer leituras rasas dos cenários econômicos pode restringir oportunidades de negócios