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Marketing

A impressão 3D e as ações promocionais

Como Coca-Cola, Volkswagen, Nokia e outras marcas utilizam a tecnologia em suas estratégias de marketing


29 de agosto de 2013 - 4h37

(*) Por Ann-Christine Diaz, do Advertising Age

As impressoras 3D podem ter sido consideradas uma inovação há apenas dois anos, mas a tecnologia tem se tornado cada vez mais importante não apenas na indústria, como uma forma de produzir produtos, como também uma ferramenta de marketing para as marcas.

Os clientes estão incorporando a impressão 3D em suas ações de várias maneiras, algumas divertidas, e outras bastante úteis. Um exemplo do primeiro grupo é um esforço da Coca-Cola em Israel que utilizou a tecnologia em um concurso que criou miniaturas dos consumidores. Já na lista do segundo grupo podemos citar uma marca belga de seguros que empregou a solução para resolver o problema mais irritante dos seus clientes.

Saiba mais sobre esses e outros exemplos interessantes abaixo.
 

Coca-Cola

A marca de refrigerante queria introduzir sua nova minigarrafa em Israel e, em parceria com a Gefem Tel-Aviv, teve essa divertida ideia: convidou os consumidores a criar minúsculas versões digitais deles mesmos por meio de um aplicativo mobile, que posteriormente eles tiveram que guardar com cuidado, no estilo Tamagotchi. Depois, alguns poucos participantes ganharam uma viagem para a fábrica da Coca-Cola, onde eles foram convidados a dar vida às suas miniaturas digitais.

DVV

A seguradora belga DVV e a Happiness Brussels mostraram quão útil a impressora 3D pode ser para os consumidores, em especial os esquecidos. A companhia criou o serviço “Key save”, que será lançado no próximo mês, que permite que os clientes digitalizem suas chaves e guardem os dados num servidor seguro. Sempre que eles perderem suas chaves, eles poderão levar os dados até uma impressora 3D e criar uma nova. Esse é um benefício não só para os clientes, como para as companhias que perdem dinheiro anualmente repondo as chaves perdidas.
 

Antes da promoção de miniaturas da Coca-Cola, vimos agências e empresas de tecnologia fazendo experiências semelhantes como a instalação out-of-home da BlaBlabLab, que permitiu aos turistas de Madri levarem para casa bonecos minúsculos deles próprios de lembrança para casa, e a Omote 3D, uma cabine de impressão 3D instalada em Tóquio, criada pela agência japonesa Party, a Rhizomatics e Engine Film.
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Muji e Ana Airlines

Mais tarde, a Party aplicou a ideia para o projeto Muji to Go, concurso da rede de lojas Muji e da ANA Airlines. A campanha convidava o consumidor a fazer uma digitalização 3D de si mesmo em unidades da Muji em todo o mundo. Os vencedores foram convidados a se reunirem em um local misterioso do outro lado do planeta.

eBay

Ao longo dos anos o eBay evoluiu de um site de leilões para um site de e-commerce que negocia todos os tipos de produto, inclusive impressões 3D. A empresa lançou recentemente o aplicativo para iOS eBay Exact, que permite àqueles que não têm uma impressora 3D comprar objetos customizados de companhias 3D como Sculpteo, MakerBot e Hot Pop Factory. A variedade de itens vai de capas de iPhone até anéis metálicos.
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Nokia

Falando em capas 3D de telefone, a Nokia também se rendeu a tecnologia e em janeiro colocou à disposição dos consumidores um kit de impressão 3D para o modelo Lumia 820. O kit é parte do Nokia 3D Printing Community Project, iniciativa que John Kneeland, gerente de marketing da Nokia, descreve como "o sucessor espiritual do bisavô de telefones personalizáveis, o Nokia 5110, e sua coleção arco-íris de capas removíveis".

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Barnardos

Quem diria que uma impressão 3D poderia ser tão emocional? A Barnardos, organização de caridade para pessoas sem-teto do Reino Unido, e a BBH, de Londres, usaram a tecnologia para lembrar as famílias, durante o período natalino, como elas têm sorte por ter um teto sobre suas cabeças. A campanha “Home for Xmas” procurou encorajar as pessoas a fazer doações. A cada dia a organização escolhia a casa de um dos doadores e fazia uma miniatura para colocar dentro de um tradicional globo de neve.

Volkswagen

Em abril, o modelo Volkswagen Polo e a DDB Copenhague transformaram os consumidores em designers de carro. A campanha "The Polo Principle" convidou o público a assumir o controle, por meio da internet, da impressora 3D da montadora – a mesma usada na criação do modelo Polo original – para desenvolver sua própria versão do carro. As 40 ideias mais criativas foram impressas e exibidas em Copenhague, em maio, e depois os designers puderam levar suas criações para casa. Mas o melhor ainda estava por vir: o grande vencedor viu sua criação se tornar um Polo de verdade.

Tradução: Fernando Murad

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