Assinar

Justiça autoriza e 99 Moto e Uber Moto voltam a operar em São Paulo

Buscar

Justiça autoriza e 99 Moto e Uber Moto voltam a operar em São Paulo

Buscar
Publicidade
Marketing

Justiça autoriza e 99 Moto e Uber Moto voltam a operar em São Paulo

Tribunal de Justiça considerou improcedente a determinação de suspensão da Prefeitura e plataformas já voltaram a oferecer o serviço na capital paulista


14 de maio de 2025 - 18h53

99 Moto São Paulo

(Crédito: Divulgação)

Atualizada às 23h07

A 99 conseguiu uma vitória no embate contra a Prefeitura de São Paulo para operacionalizar a modalidade de transporte por motocicletas na cidade.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo autorizou nesta quarta-feira, 14, a volta do serviço 99 Moto na capital paulista, considerando improcedente a ação movida pela Prefeitura de São Paulo em janeiro deste ano, que pediu a suspensão da oferta.

Na ocasião, após a 99 – e também sua concorrente, a Uber – começaram a oferecer o serviço de transporte por motocicletas, a Prefeitura da Cidade recorreu à justiça para suspender o serviço, alegando que ele infringia uma lei municipal.

Agora, de acordo com reportagem do G1, o juiz Josué Vilela Pimenta, da 8ª Vara de Fazenda Pública, declarou improcedente o pedido da Prefeitura de São Paulo.

Na sentença, o juiz escreveu que “novas leis e meras proibições não são a solução” e que “se o número de acidentes [de trânsito] aumenta, é claro sinal de que a fiscalização é insuficiente”.

Ainda de acordo com a reportagem, pela decisão do Tribunal de Justiça, as empresas estão autorizadas a voltar a oferecer o serviço de transporte por motos.

A prefeitura de São Paulo, porém, pode contestar a decisão do Tribunal em um período de até 15 dias.

99 e Uber voltam a oferecer serviço de transporte por motos

Assim que a notícia sobre a decisão da justiça começou a circular, a 99 já começou a exibir em seu aplicativo a opção da 99 Moto para seus usuários.

Ao abrir o aplicativo, inclusive, a empresa veicula um banner, informando que a 99 Moto voltou. No Instagram, a empresa publicou um vídeo comunicando o retorno:


A plataforma chegou a fazer campanha publicitária para falar sobre a importância do serviço aos motoristas e aos passageiros, destacando a facilidade de locomoção, agilidade e alternativa de renda aos motoristas.

A Uber também se beneficiou da decisão da Justiça e retormou a oferta do Uber Moto na cidade de São Paulo. A opção de viagem passou a ser exibida para os usuários da capital ainda na noite de quarta-feira, 14.

Ao comunicar a retomada do serviço, a Uber cita que, “na decisão proferida nesta quarta-feira, o juiz Josué Vilela Pimentel argumenta que a Lei Federal nº 12.587/2012 estabelece a competência dos municípios para regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, mas não lhes confere o poder de proibi-lo”.

A Uber também fez uma campanha para destacar o fato que a capital paulista não tinha o serviço de transporte por motos enquanto outras cidades brasileiras já contam com a funcionalidade.

A empresa, inclusive, veiculou uma ação de merchandising no capítulo da novela Vale Tudo dessa terça-feira, 13. Na cena, a personagem Daniela apareceu como motorista parceira da Uber Moto, no Rio de Janeiro, onde se passa a trama.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Colorama escala Camila Pudim como head criativa

    Colorama escala Camila Pudim como head criativa

    Influenciadora participará de campanhas, criação de coleções, e collabs

  • TIM amplia investimento em conteúdo com estúdio de podcasts

    TIM amplia investimento em conteúdo com estúdio de podcasts

    Produção dos episódios acontece na nova loja conceito da marca, na Oscar Freire, em São Paulo