Uber e 99 suspendem serviços de transporte por moto em São Paulo
Suspensão acontece após determinação da Justiça e, por meio de comunicado, empresas prometem recorrer da decisão
Uber e 99 suspendem serviços de transporte por moto em São Paulo
BuscarUber e 99 suspendem serviços de transporte por moto em São Paulo
BuscarSuspensão acontece após determinação da Justiça e, por meio de comunicado, empresas prometem recorrer da decisão
Meio & Mensagem
28 de janeiro de 2025 - 9h12
Em mais um capítulo do embate das empresas de aplicativo de mobilidade com a prefeitura de São Paulo, a Uber e a 99 anunciaram a suspensão temporária de seus serviços de transporte por motocicleta na capital paulista.
(Crédito: Joa Souza/ Shutterstock)
A decisão se deu devido à determinação de Eduardo Gouveia, juiz da 7ª Câmara do Direito Público do Tribunal de Justiça, na última segunda-feira, 27, em decorrência da ação civil movida pela Prefeitura da cidade que pedia a aplicação de uma multa de R$ 1 milhão por dia por crime de desobediência e danos morais. Contudo, o pedido foi negado.
As companhias prometem recorrer da decisão da Justiça.
Os usuários da 99 já recebem, por meio do aplicativo, um comunicado que informa a suspensão da operação da 99Moto: “A 99 suspendeu temporariamente a operação da 99Moto na cidade de São Paulo, conforme determinação do TJSP. A empresa lamenta que milhares de passageiros e motociclistas paulistanos perderão as oportunidades e benefícios que já são direito de mais de 40 milhões de pessoas em todo o Brasil. O aplicativo informa que vai recorrer da decisão, amparada pelo entendimento do STF e de mais de 20 decisões judiciais em todo o Brasil que confirmam que as prefeituras não podem proibir a atividade. A 99 continuará lutando pelos direitos da companhia, dos passageiros e dos motociclistas parceiros da cidade”.
Em meio às polêmicas dos últimos dias, a 99 chegou até mesmo a veicular campanha para divulgar o serviço ao lado de personalidades como MC Luana e MC Hariel. A operação movimentou mais de 200 mil viagens fora do centro expandido da capital, conforme apontado pela própria 99. Os bairros de maior deslocamento foram Capão Redondo, Itaquera, Tucuruvi, Jabaquara e Tatuapé.
A concorrente Uber também declarou que vai recorrer à Justiça para reestabelecer o serviço “o mais brevemente possível”. E reafirma que a oferta do serviço privado está presente de Norte a Sul do País, regulamentado pela Lei Federal 13.640/2018 e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012).
A empresa retomou o serviço na última quarta-feira, 22, após uma tentativa frustrada em 2023, quando o prefeito Ricardo Nunes (MDB) publicou o decreto nº 62.144 que suspende temporariamente a utilização de motos para prestação do serviço de transporte individual remunerado de passageiros.
Na última semana, também via comunicado, Laura Lequain, head da Uber Moto no Brasil, declarou que a oferta tem se estabelecido, especialmente, em áreas com baixa disponibilidade de transporte público, sobretudo em regiões periféricas. Os valores do Uber Moto eram, em média, 40% menores do que os do Uber X.
O assunto voltou à tona na primeira quinzena de janeiro, quando a 99 anunciou o lançamento da modalidade em São Paulo. Nunes, contudo, se manifestou contra a funcionalidade, alegando uma “carnificina”, à CNN.
Compartilhe
Veja também
Grupo L’Oréal quer democratizar o acesso à saúde da pele
Com um investimento de 20 milhões de euros, iniciativa une parceiros estratégicos com objetivo de apoiar bilhões de pessoas que vivem com doenças de pele
Krispy Kreme prepara início das operações no Brasil
Marca norte-americana desembarca no País em parceria com a AmPm, rede de lojas de conveniência dos postos Ipiranga