Comunicação

Uber provoca Prefeitura de São Paulo em campanha sobre Uber Moto

Empresa de mobilidade destaca que outras cidades brasileiras já possuem o serviço de mototáxi enquanto a capital paulista não, por conta de determinaçao judicial

i 12 de março de 2025 - 12h57

Uber Moto

Campanha fala sobre a existência do serviço de mototáxi em outras cidades e destaca que o serviço é proibido em São Paulo (Crédito: Divulfação)

“Belo Horizonte tem. São Paulo não tem.” “João Pessoa tem. São Paulo não tem”. Essas mensagens estão sendo veiculadas nos últimos dias em telas de mídia out-of-home de estações de metrô e locais de grande circulação da cidade de São Paulo.

Até então, as mensagens não traziam qualquer explicação a respeito do tema. A partir desta quarta-feira, 12, os painéis revelam o que existe em outras cidades mas não em São Paulo: o serviço Uber Moto.

A campanha faz uma provocação à suspensão da modalidade de mototáxi na cidade, feita no fim de janeiro deste ano pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, atendendo à determinação da Prefeitura da Cidade.

Ao longo de janeiro, a Uber, assim como a concorrente, 99, passaram a oferecer os serviços de mototáxi na capital paulista sob o argumento de que uma lei federal autoriza o transporte. A Prefeitura, porém, alegou possíveis problemas de segurança e de infraestrutura da cidade que poderiam ser acarretados pelo serviço e apoiou-se em um decreto de 2023, do Prefeito Ricardo Nunes, que declarou que o serviço de mototáxi era inconstitucional.

Uber defende o serviço de mototáxi

Na nova fase da campanha, que foi criada pela Santa Clara, a Uber começa a divulgar a frase “Uber Moto. São Paulo não tem”, destacando que o serviço é oferecido em outras cidades brasileiras e defendendo a permissão da modalidade na capital paulista.

Para reforçar a campanha, a empresa de mobilidade criou o site “São Paulo Vai Ter”. Na página, a Uber explica sobre o funcionamento da modalidade de táxi e convida o público a conhecer melhor a campanha.

Em janeiro, enquanto o debate estava acirrado entre as empresas de mobilidade e a prefeitura de São Paulo, a 99 também lançou uma campanha para divulgar o serviço. As peças foram protagonizadas por personalidades como MC Luana e MC Hariel.