A revolução no mercado de pesquisas

Buscar
Publicidade

Marketing

A revolução no mercado de pesquisas

Segundo David Krajicek, tecnologias avançadas são temas que não devem faltar


4 de abril de 2016 - 17h26

As novas tecnologias, ao mesmo tempo que trouxeram uma infinidade de ferramentas para o mercado, também apresentaram aos profissionais uma série de desafios. A conclusão é de David Krajicek, copresidente da GfK Custom Research.

O executivo falou, na tarde desta segunda-feira, 4, na 7a edição do Congresso da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep). De acordo com Krajicek, três pontos fundamentais nortearão a indústria de pesquisa nos próximos anos: mobile, social media e tecnologias avançadas.

“Com o mobile, precisamos entender que os consumidores estão com seus celulares em mãos criando demandas e com a ponta do dedo gerando centenas de informações”, observa Krajicek. De acordo com ele, ainda resta às empresas saberem ouvir e interpretar o que esses clientes estão gerando de informações.

No que diz respeito às redes sociais, por mais que as empresas digam que prestam atenção às movimentações, existe a necessidade de que elas realmente prestem atenção no que esses diálogos, conversas e movimentos representam em termos de informações. “Temos tecnologias e plataformas que nos permitem estar atentos às histórias e às discussões que estão ocorrendo em tempo real”, observou.

pesquisaO big data, capacidade de processamento avançado de dados, foi outro tema levantado por Krajicek e que, segundo ele, deve estar definitivamente no radar do mercado. “Existe um grande desafio de lidar com tantas informações, mas o big data é uma realidade e o mercado precisa lidar com a velocidade com que as coisas se dão”, diz.

Para Krajicek, a visualização de dados é o novo storytelling, fazendo menção à metodologia que muitos criativos utilizam nas agências. “No contexto de análise de dados, a simplicidade será fundamental para compreender os insights”. Ainda de acordo com Krajicek, a indústria precisará de diferentes talentos em um contexto em que a diversidade e a pluralidade se tornam palavras de extrema importância.

Por último, o executivo falou sobre o aumento da consciência e da busca dos consumidores por privacidade. “Teremos de ter estratégias de proteger os dados dos nossos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com o tema”, afirma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas