Alana AI cresce entre as pequenas empresas e mira Europa

Buscar

Alana AI cresce entre as pequenas empresas e mira Europa

Buscar
Publicidade

Marketing

Alana AI cresce entre as pequenas empresas e mira Europa

Em 2021, a startup registrou um faturamento de R$ 21 milhões com clientes como Coca-Cola, Nivea e Polishop


7 de fevereiro de 2022 - 6h01

Criada em 2015, a startup de inteligência artificial Alana AI tem planos para dobrar seu tamanho neste ano. Para a companhia, a receita para esse avanço está na expansão de suas operações na Europa, com destaque para Espanha e Portugal, e o foco nas pequenas e médias empresas, que devem se tornar a principal fonte de faturamento da companhia. A empresa, que oferece soluções de automação humanizada para o atendimento aos clientes, vem em uma trajetória de crescimento. Em 2021, a Alana registrou um avanço de 110%, com faturamento de R$ 21 milhões.

 

Segundo Marcel Jientara, CEO da Alana AI, pequenas empresas são a principal fonte do crescimento da startup (Crédito: Divulgação)

Nesse período, a inteligência artificial respondeu a mais de 570 mil interações nos canais dos 50 clientes, que incluem marcas como Coca-Cola, Nivea e Polishop. Segundo Marcel Jientara, CEO da Alana AI, a fonte desse crescimento é o acesso às pequenas e médias empresas. Desde 2020, a companhia vem trabalhando para tornar as soluções de inteligência artificial mais fáceis de implementar e, portanto, mais acessíveis às pequenas empresas.

A companhia, que se prepara para uma nova rodada de investimentos, recebeu aportes de fundos internacionais, que totalizaram US$ 4 milhões. Desse montante, a startup tem investido na pesquisa e desenvolvimento de novas funções e expansão em outros territórios. Uma das regiões estratégicas para companhia é o México, que deve ganhar um escritório da Alana AI. Com esse cenário, entre os desafios da startup, está a busca por talentos. Com a falta de financiamento público, a companhia vem atraindo acadêmicos e pesquisadores.

Para além do foco nas pequenas empresas, outra aposta da empresa é o idioma. A Alana foi desenvolvida em português e recriada em espanhol, posteriormente. Segundo o CEO, isso faz com o sistema se torne mais eficaz que os que trabalham com método de tradução. Nesse sentido, o plano da startup é continuar avançando em novos idiomas, mas a partir da recriação do sistema. A empresa que já teve as agências como clientes no passado, quer transformar as empresas em parceiras. Neste ano, a companhia lançará um projeto para trabalhar em colaboração com as agências, criando novos serviços e linhas de faturamento.

*Crédito da foto no topo:  Novendi Dian Prasetya/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas