Assinar

Apple propõe saída amigável para Gradiente

Buscar

Apple propõe saída amigável para Gradiente

Buscar
Publicidade
Marketing

Apple propõe saída amigável para Gradiente

Disputa pelo uso da marca ?iphone? pode sair dos Tribunais rumo a um acordo extrajudicial, mesma saída já utilizada pela Apple em outros países


11 de abril de 2013 - 9h18

A Apple pode estar próxima de chegar a um acordo extrajudicial com a IGB Eletrônica (ex-Gradiente) para definir quem fica com o direito de uso da marca “iphone” no Brasil. Segundo a Folhapress, ambas as empresas decretaram uma trégua na disputa travada na Justiça e partem agora para uma negociação pacífica. O acordo não foi confirmado, mas o principal indício para a sua existência seria um documento protocolado na Justiça do Rio no fim de fevereiro a pedido dos advogados envolvidos no processo solicitando a suspensão da ação por 30 dias.

A Apple já recorreu a esta alternativa em outros países, incluindo o México e os Estados Unidos, também envolvendo o iPhone, e a China, com o iPad. A Gradiente pediu o registro da marca em 2000. A autorização do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) veio em 2008, mas a companhia de Eugênio Staub só lançou o seu iphone em dezembro de 2012, apenas um mês antes do prazo final determinado pelo Inpi para o uso da marca. Já o pedido da Apple foi solicitado em 2006, mas terminou negado pelo Inpi. “A Gradiente pediu o registro primeiro e fez uso do seu direito”, declarou Sílvia Rodrigues, coordenadora geral de marcas do Inpi, ao Meio e Mensagem no último mês de fevereiro, quando o órgão oficializou a decisão de negar o pedido da Apple.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023

  • Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos