EUA: contra o câncer, Gillette apoia bigodes
Cresce o número de americanos que adotam o estilo ?barba por fazer?
EUA: contra o câncer, Gillette apoia bigodes
BuscarEUA: contra o câncer, Gillette apoia bigodes
BuscarCresce o número de americanos que adotam o estilo ?barba por fazer?
Meio & Mensagem
16 de novembro de 2012 - 9h17
Às vezes, quando anunciantes não conseguem derrotar uma tendência, eles se unem a ela. A Gillette, que há anos vem perdendo rostos para o movimento ‘não faça a barba’, irá, pela primeira vez nos EUA, apoiar o Movembe – campanha que estimula os homens a cultivar bigodes, com o propósito de aumentar a consciência sobre os riscos do câncer de próstata.
Mas, de acordo com a Wahl Clipper Co., o movimento é apenas a faísca inicial em um horizonte cabeludo para os fabricantes de lâminas. Segundo a empresa, que tem apoiado o Movember desde 2008 no Reino Unido e no Canadá e a partir de 2009 nos EUA, a tendência da barba vai além de novembro.
O diretor de marketing da Wahl, Steve Yde, diz que durante seus nove anos na empresa, a porcentagem de homens americanos usando o visual de ‘barba por fazer’ passou de 3% para 16%. O bigode, embora um ‘acessório’ típico dos anos 1970 e 1980, tem sido adotado, mesmo que por um curto período do ano, em cerca de 40% dos homens de faixas etárias distintas. E a ‘barbicha de cabra’ permaneceu ainda mais popular: é usada por até 60 milhões de americanos em algum momento de cada ano, afirma o executivo.
Para a Gillette, marcar presença no Movember foi um encaixe natural – tanto para apoiar a saúde do homem quanto porque a marca lançou este ano o produto Fusion ProGlide Styler, um aparador de pelos para homens que cultivam diferentes estilos de barba e bigode, declarou uma porta-voz da Procter and Gamble.
A barba era comum antes da Primeira Guerra Mundial, quando o exército exigia que os homens deveriam ter a clara limpa para que suas máscaras de gás ficassem bem fixadas, diz Yde. Após o retorno dos soldados, o coronel Jacob Schick usou anúncios ostentando a ausência de barba como sinal de patriotismo, conta Yde – noção que continuou em vigor até os anos 1960.
Agora, o marketing está começando a apoiar os pelos no rosto. Por meio da agência HY Connect, em Milwaukee, a Wahl está apoiando a iniciativa com anúncios no us.movember.com e vídeos de 15 segundos no Times Square. Já a P&G está realizando a eMo’gency Styler Tour, em três cidades, com o rapper Andre 3000 Benjamin – um dos “Mestres do Estilo” da campanha de divulgação do Fusion ProGlide Styler.
Do Advertising Age
Tradução: Isabella Lessa
Compartilhe
Veja também
The Town apresenta uma nova atração: a The Tower
Idealizada por Roberto Medina, a atração pretende transportar o público para dentro de um espetáculo que une dança, performance e música em todos os dias do festival
NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados
Quinta edição do estudo da Opinion Box contará com pontuação média de segmentos como casas de apostas e moda infantil