GPA encerra Extra Hiper e Assaí assume lojas

Buscar

GPA encerra Extra Hiper e Assaí assume lojas

Buscar
Publicidade

Marketing

GPA encerra Extra Hiper e Assaí assume lojas

Negociação foi aprovada pelo Conselho de Administração de ambas as companhias e está avaliada em R$ 5,2 bilhões


15 de outubro de 2021 - 10h39

Na noite desta quinta-feira, 14, o GPA anunciou o fim da bandeira de hipermercados Extra Hiper. Por meio de fato relevante, a companhia informou que 71 lojas da marca serão convertidas em atacarejos Assaí. A negociação foi aprovada pelo Conselho de Administração de ambas as companhias e está avaliada em R$ 5,2 bilhões. Desse total, o Assaí pagará R$ 4 bilhões ao GPA em prestações até 2024. O valor restante será acertado por meio de um fundo imobiliário que tem garantia do atacadista.

 

Campanha Assaí 47 anos (Crédito: Reprodução)

Segundo o GPA, as lojas Extra Hiper que não foram envolvidas na transação serão convertidas em outros formatos com maior potencial de rentabilidade. Assaí e GPA são controlados pelo grupo francês Casino. Até o início do ano, a rede de atacarejos pertencia diretamente ao GPA, quando o controlador decidiu abrir as negociações de Assaí na bolsa de valores. Agora, com a compra, o Assaí projeta chegar ao fim de 2024 com R$ 100 bilhões em vendas brutas.

No fato relevante, Jorge Faiçal, CEO do GPA, escreveu que o movimento pretende intensificar o foco da companhia nos negócios que vem apresentando maior rentabilidade – segmento premium e de proximidade. “Notadamente com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, além de reforçar a posição de liderança do GPA no varejo e e-commerce alimentar no país”, escreveu o executivo no documento.

Já para o Assaí a transação permitirá uma aceleração no ritmo de expansão da companhia e presença em pontos comerciais estratégicos para a companhia. “Este movimento é suportado pelo comprovado modelo de sucesso implementado na abertura de mais de 150 lojas na última década, das quais mais de 25 lojas oriundas do Extra Hiper”, afirmou Belmiro Gomes, CEO do Assaí, em nota.

*Crédito da foto no topo: Scott Warman/Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Santander adota novo posicionamento global e mira segmento de menor renda

    Santander adota novo posicionamento global e mira segmento de menor renda

    Banco também lança o Free, serviço de conta corrente e cartão gratuitos, com foco no público com renda mensal de até R$ 4 mil

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua