GPA encerra Extra Hiper e Assaí assume lojas
Negociação foi aprovada pelo Conselho de Administração de ambas as companhias e está avaliada em R$ 5,2 bilhões
GPA encerra Extra Hiper e Assaí assume lojas
BuscarGPA encerra Extra Hiper e Assaí assume lojas
BuscarNegociação foi aprovada pelo Conselho de Administração de ambas as companhias e está avaliada em R$ 5,2 bilhões
Na noite desta quinta-feira, 14, o GPA anunciou o fim da bandeira de hipermercados Extra Hiper. Por meio de fato relevante, a companhia informou que 71 lojas da marca serão convertidas em atacarejos Assaí. A negociação foi aprovada pelo Conselho de Administração de ambas as companhias e está avaliada em R$ 5,2 bilhões. Desse total, o Assaí pagará R$ 4 bilhões ao GPA em prestações até 2024. O valor restante será acertado por meio de um fundo imobiliário que tem garantia do atacadista.
Campanha Assaí 47 anos (Crédito: Reprodução)
Segundo o GPA, as lojas Extra Hiper que não foram envolvidas na transação serão convertidas em outros formatos com maior potencial de rentabilidade. Assaí e GPA são controlados pelo grupo francês Casino. Até o início do ano, a rede de atacarejos pertencia diretamente ao GPA, quando o controlador decidiu abrir as negociações de Assaí na bolsa de valores. Agora, com a compra, o Assaí projeta chegar ao fim de 2024 com R$ 100 bilhões em vendas brutas.
Setor de varejo vivencia expansão no atacado
No fato relevante, Jorge Faiçal, CEO do GPA, escreveu que o movimento pretende intensificar o foco da companhia nos negócios que vem apresentando maior rentabilidade – segmento premium e de proximidade. “Notadamente com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, além de reforçar a posição de liderança do GPA no varejo e e-commerce alimentar no país”, escreveu o executivo no documento.
Já para o Assaí a transação permitirá uma aceleração no ritmo de expansão da companhia e presença em pontos comerciais estratégicos para a companhia. “Este movimento é suportado pelo comprovado modelo de sucesso implementado na abertura de mais de 150 lojas na última década, das quais mais de 25 lojas oriundas do Extra Hiper”, afirmou Belmiro Gomes, CEO do Assaí, em nota.
*Crédito da foto no topo: Scott Warman/Unsplash
Compartilhe
Veja também
Selton Mello lê a mente de clientes Bradesco em nova campanha
Criada pela AlmapBBDO, a campanha é composta por dois filmes que mostram os benefícios exclusivos oferecidos para os clientes do banco
Alta Diagnósticos fortalece marca com Marina Ruy Barbosa
Criada pela Conext Agency, a campanha, protagonizada por Marina, pretende trazer leveza, protagonismo feminino e inovação para fortalecer a imagem da marca