O papel do shopper para a Coca-Cola
Marca busca entender e identificar oportunidades para criar projetos de shopper marketing capazes de surpreender os compradores
Marca busca entender e identificar oportunidades para criar projetos de shopper marketing capazes de surpreender os compradores
Janaina Langsdorff
24 de setembro de 2013 - 8h30
Entendimento e identificação de oportunidades. Essas são as duas principais ferramentas capazes de atrair a atenção dos compradores em frente às gôndolas, segundo Omar Méndez Nova, chefe da área de shopper marketing da Coca-Cola. “Buscamos compreender as necessidades, motivações e toda a operação de compra do shopper”, frisa Nova, que liderou a campanha regional de Natal de 2013 da marca.
Baseado no México, o executivo destaca que é justamente da identificação de oportunidades que a marca busca entender quais são as áreas que têm mais relevância para o shopper. Reconhecer onde estão as principais chances de conexão também é imprescindível para descobrir o que deve ser comunicado e garantir a preferência de compra. “É fundamental ainda ofertar um portfólio a um preço acessível”, acrescenta Nova.
Atendida há mais de 20 anos pela Visual Latina no mercado hispânico nos Estados Unidos, a maior marca de refrigerantes do mundo tem um trabalho intenso e inovador nos pontos-de-venda, especialmente às vésperas do Natal e em ações ligadas a grandes eventos esportivos patrocinados pela marca, como o Mundial de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Prospecções no mercado brasileiro
“O trabalho da Visual Latina tem sido fundamental para potencializar a capacidade do shopper marketing tanto internamente como diante de nossos principais clientes. Por meio de ações colaborativas, a agência conseguiu capturar a ciência desenvolvida pela equipe global de shopper marketing da Coca-Cola, traduzindo-a para o mercado mexicano e elevando o nível dessa liderança localmente”, afirma Nova. Apesar do shopper marketing ainda ser considerado uma disciplina nova, a Coca-Cola garante que tem conseguido reunir insights para a criação de propostas capazes de entregar soluções inovadoras.
“Projetos ligados à Copa e Olimpíadas aumentarão o nosso faturamento em cerca de 25%”, contabiliza Guadalupe Cano, COO global da Visual Latina, que acaba de firmar uma parceria com a americana Triad Retail, especializada em shopper digital, que será anunciada durante a Shopper Marketing Expo, uma das maiores feiras do setor, realizada em Chicago (EUA), entre os dias 8 e 10 de outubro de 2013. Há um ano no Brasil, a agência criada em Buenos Aires por Eugenio Bory, CEO global da Visual Latina, ainda não atende a Coca-Cola no País, mas está em fase de intensa prospecção.“A América Latina tem 255 milhões de usuários na web e a penetração dos smartphones deve passar de cerca de 14% em 2013 para 34% em 2017”, informa Luis Escobar, CEO da Visual Latina Brasil, com base em dados do site eMarketer.
A íntegra desta matéria está publicada na edição 1578, de 23 de setembro, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets do Meio & Mensagem.
Compartilhe
Veja também
Tortuguita: a estratégia da Arcor para se conectar com diferentes gerações
Personagem da fabricante de chocolates ancora as estratégias de marca e comunicação e permite a exploração de collabs e experiências
Campanha expõe o impacto do trabalho invisível das mulheres
Criada pela agência Calia, a ação conscientiza sobre como o acúmulo de tarefas domésticas impacta a vida profissional e pessoal das mulheres