Após deixar AKQA, Ajaz Ahmed abre nova agência independente
Studio.One é a nova investida do ex-CEO da AKQA Group, que deixou a companhia, pertencente ao WPP, em outubro de 2024
Após deixar AKQA, Ajaz Ahmed abre nova agência independente
BuscarApós deixar AKQA, Ajaz Ahmed abre nova agência independente
BuscarStudio.One é a nova investida do ex-CEO da AKQA Group, que deixou a companhia, pertencente ao WPP, em outubro de 2024
Meio & Mensagem
2 de maio de 2025 - 16h14
Ajaz Ahmed abre a operação da Studio.One (Crédito: Arthur Nobre)
Meses depois de ter deixado o posto de CEO da AKQA Group e da AKQA, agência que comandou por 30 anos, Ajaz Ahmed está apresentando ao mercado sua nova empreitada de comunicação: a Studio.One.
Ao portal The Drum, Ahmed descreveu a nova agência como uma rival direta aos modelos de agências lentas, inchadas e caras.
Morre Tom Bedecarré, cofundador da AKQA
A Studio.One terá a participação de nomes que fizeram parte da história da AKQA, que pertence ao Grupo WPP. Um deles é Ron Peterson, que trabalhou na agência por 12 anos, e era manager partner. O outro reforço é Johnny Budden, que chegou a ser diretor global de criação da AKQA.
A proposta da nova empresa é adotar as práticas de uma startup, assim como era a AKQA quando a operação foi lançada, em 1994. Ao The Drum, Ahmed antecipou que a Studio.One terá um modelo de trabalho flexível, a fim de dar aos talentos mais qualidade de vida, ao mesmo em que permite o exercício criativo.
A Studio.One recebeu investimento do fundo de private equity Atrum Global.
Quando tinha apenas 21 anos, Ajaz resolveu fundar a AKQA inspirado no autoexílio do Radiohead no início dos anos 1990. Depois de lançar The Bends, a banda inglesa se isolou em uma casa no interior da Inglaterra e deu origem ao álbum OK Computer, um dos mais aclamados da trajetória do grupo.
Segundo Ajaz, um ambiente similar ao habitado pela banda seria ideal para deixar a criatividade fluir sem restrições – os escritórios da AKQA ao redor do mundo, inclusive a Casa, nome do escritório de São Paulo, refletem a ideia do fundador por fugirem dos padrões convencionais dos escritórios corporativos.
Em 2020, o WPP promoveu a fusão entre as redes AQKA e Grey, dando origem, assim, ao AKQA Group. Com isso, Ajaz passou a acumular o cargo de CEO do grupo.
Compartilhe
Veja também
Odebrecht resgata origens e promove rebranding
Marca abandona a sigla OEC e evidência nome completo em projeto realizado pela área de comunicação da própria empresa
Campanhas da semana: clubes e marcas exaltam a paixão dos torcedores
Em parceria com a Nike, o Corinthians lança um mini-doc sobre a conquista do mundial em 2000, enquanto o Flamengo atrai novos sócio-torcedores evocando a paixão da torcida