Assinar

Após deixar AKQA, Ajaz Ahmed abre nova agência independente

Buscar

Após deixar AKQA, Ajaz Ahmed abre nova agência independente

Buscar
Publicidade
Comunicação

Após deixar AKQA, Ajaz Ahmed abre nova agência independente

Studio.One é a nova investida do ex-CEO da AKQA Group, que deixou a companhia, pertencente ao WPP, em outubro de 2024


2 de maio de 2025 - 16h14

Ajaz Ahmed

Ajaz Ahmed abre a operação da Studio.One (Crédito: Arthur Nobre)

Meses depois de ter deixado o posto de CEO da AKQA Group e da AKQA, agência que comandou por 30 anos, Ajaz Ahmed está apresentando ao mercado sua nova empreitada de comunicação: a Studio.One.

Ao portal The Drum, Ahmed descreveu a nova agência como uma rival direta aos modelos de agências lentas, inchadas e caras.

A Studio.One terá a participação de nomes que fizeram parte da história da AKQA, que pertence ao Grupo WPP. Um deles é Ron Peterson, que trabalhou na agência por 12 anos, e era manager partner. O outro reforço é Johnny Budden, que chegou a ser diretor global de criação da AKQA.

A proposta da nova empresa é adotar as práticas de uma startup, assim como era a AKQA quando a operação foi lançada, em 1994. Ao The Drum, Ahmed antecipou que a Studio.One terá um modelo de trabalho flexível, a fim de dar aos talentos mais qualidade de vida, ao mesmo em que permite o exercício criativo.

A Studio.One recebeu investimento do fundo de private equity Atrum Global.

Quando tinha apenas 21 anos, Ajaz resolveu fundar a AKQA inspirado no autoexílio do Radiohead no início dos anos 1990. Depois de lançar The Bends, a banda inglesa se isolou em uma casa no interior da Inglaterra e deu origem ao álbum OK Computer, um dos mais aclamados da trajetória do grupo.

Segundo Ajaz, um ambiente similar ao habitado pela banda seria ideal para deixar a criatividade fluir sem restrições – os escritórios da AKQA ao redor do mundo, inclusive a Casa, nome do escritório de São Paulo, refletem a ideia do fundador por fugirem dos padrões convencionais dos escritórios corporativos.

Em 2020, o WPP promoveu a fusão entre as redes AQKA e Grey, dando origem, assim, ao AKQA Group. Com isso, Ajaz passou a acumular o cargo de CEO do grupo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Odebrecht resgata origens e promove rebranding

    Odebrecht resgata origens e promove rebranding

    Marca abandona a sigla OEC e evidência nome completo em projeto realizado pela área de comunicação da própria empresa

  • Campanhas da semana: clubes e marcas exaltam a paixão dos torcedores

    Campanhas da semana: clubes e marcas exaltam a paixão dos torcedores

    Em parceria com a Nike, o Corinthians lança um mini-doc sobre a conquista do mundial em 2000, enquanto o Flamengo atrai novos sócio-torcedores evocando a paixão da torcida