Para onde você vai neste ano?
'Cannes ou Copa' é uma pergunta que tem rondado o mercado, mas o fato é que a agenda dos profissionais da indústria de comunicação está cada vez mais diversificada
'Cannes ou Copa' é uma pergunta que tem rondado o mercado, mas o fato é que a agenda dos profissionais da indústria de comunicação está cada vez mais diversificada
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24 de janeiro de 2014 - 5h45
Perguntamos a alguns profissionais de agências, veículos e de anunciantes o que eles pretendem ver este ano ou que eventos gostariam de acompanhar. Cannes acaba por concorrer com a Copa – e algumas empresas estão direcionando mais atenção ao Mundial –, mas existem outros festivais, encontros e seminários que interessam ao mercado. Confira as respostas.
– Cléber Paradela, sócio e diretor de planejamento da Agência Tudo:
"Em 2014, trocarei Cannes pelo SXSW, que acontece em Austin, no Texas, em março. É, hoje, a maior referência global em conteúdo, interatividade, inovação e música. Em maio, participarei da segunda edição do Festival Path, versão brasileira inspirada no SXSW. E quero estar no Brasil em um momento tão importante como a Copa do Mundo. Nem tanto pelo futebol ou pelos jogos em si – e mais pela experiência antropológica em ver como o País receberá o mundo. No segundo semestre, pretendo repetir a mesma dose de 2013 e viajar pelos mais expressivos eventos culturais do Brasil, como o Festival Gastronômico de Tiradentes (Tiradentes-MG), Paraty em Foco (Paraty-RJ) e Círio de Nazaré (Belém-PA), entre outros. Olhar e entender o comportamento da nossa sociedade por meio dessas manifestações é tão importante quanto observar as tendências que vêm de fora."
– Domênico Massareto, sócio-fundador e diretor geral de criação da ID:
“Este ano pretendo participar da Siggraph (conferência internacional de computação gráfica e técnicas interativas) que acontece em Vancouver na segunda semana de agosto. O evento é reconhecido como o maior fórum global de pesquisa e exibição sobre computação gráfica. O festival, que em sua origem era mais científico do que artístico, hoje é referência não só em tecnologia e inovação como em linguagem visual e narrativa. E é exatamente na intersecção das duas disciplinas que se esconde o meu interesse atual: como a inteligência artificial está tornando possível a automação artística – por mais contraditório que isso pareça. Sobre Copa versus Cannes, essa é fácil: apesar de patriota, não sou um grande fã de futebol. Mais provável que eu esteja na França no meio do ano.”
– Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú-Unibanco:
"O que faz efetivamente diferença no nosso mercado é capital humano. E, na mesma medida em que isso fica mais claro, nasce uma necessidade brutal de reciclagem e busca por informação de qualidade. Diferentemente de outras profissões, a nossa fonte de informação é tudo, tudo mesmo. Em 2014, quero me organizar para ler mais, ver mais filmes e ouvir mais música. Aqui, meus fiéis escudeiros: Kindle, Apple TV, Spotfy e revista Monocle. Na web se encontra cada vez mais coisas legais, seja navegando sem rumo, seja no Protein, PSFK, Mashable, The Atlantic e Kickstarter. Quanto a eventos, me atraem nesse ano o The Future of Storytelling (NY/outubro), o SXSW (Texas/março), o Next (Berlim/maio)."
– Gian Martinez, cofundador da Coca-Cola Accelerator:
“As maiores inovações são apenas soluções dos problemas que enfrentamos no dia a dia. Este ano vou deixar um pouco os grandes eventos para partir em busca desses problemas. Em busca do ordinário que esconde o extraordinário.
Uma série de viagens a pequenas cidades e um bom tempo junto com minha esposa e meu filho ocuparão o meu calendário no ano.”
– Ken Fujioka, sócio e vice-presidente de planejamento da Loducca:
“Este ano devo ficar no Brasil durante toda a Copa. Acho que vai ser interessante viver e sentir o País sediando um evento dessa magnitude — algo que não deve acontecer de novo enquanto eu estiver vivo. Ainda não tenho nada ‘bookado’ durante o ano, mas, se eu pudesse, iria para o TED 2014 (Vancouver) e para um dos Zeitgeist Minds. São eventos meio ‘chavão’, eu sei, mas que provavelmente trazem conteúdo e pontos de vista diferentes dos que estou acostumado a viver no dia a dia.
Por outro lado, gostaria também de investir algum tempo não num evento, mas num período de vivência ‘antropomercadológica’. Ou seja, conhecer com mais profundidade o comportamento de consumo em mercados específicos — por exemplo, o nordeste brasileiro —, mas não através de pesquisas.”
– Letícia Muhana, diretora do canal Viva:
"Em 2014, o melhor evento do mercado é a 2ª edição do Programa Globosat de Roteiristas, no Rio de Janeiro, com Robert McKee, com o seminário Genre. O evento acontece um ano após ele ter apresentado o seminário History. O programa vai até domingo (26), reunindo profissionais de roteiro e audiovisual brasileiros. Costumo ir aos mercados, mas este ano fico por aqui."
– Marcelo Tripoli, sócio da iThink SapientNitro:
“Os eventos a que vou todo ano – e são imperdíveis para mim – são SXSW, Cannes e Mixx (este para relacionamento). Os opcionais que acabo variando são o Poptech, TED e PicNic. SXSW é um must go na minha opinião. É muito rico e diverso o conteúdo. TED é incrível. Tem de ir uma vez na vida. Em 2014, teremos o TED no Rio também.”
– Marco Gomes, fundador da Boo-Box:
“Gostaria de ir ao SXSW, mas não vai ser possível por indisponibilidade de agenda. Em março, estarei em Londres no evento Boldness in Business do Financial Times. Este ano, a Boo-Box vai estar presente em Cannes pela primeira vez, consolidando nosso posicionamento de branding em mídias sociais. Estaremos também cada vez mais presentes nos eventos nacionais, com uma presença forte nos eventos do IAB Brasil.”
– Rodrigo Cunha, sócio da Profile PR, da holding O Grupo:
“Estou programado para ir ao SXSW e no TED do Canadá. Além disso, obviamente, tem o TED Global (no Rio de Janeiro, em outubro). Acho que o mais legal do TED no Brasil é ter acesso a 70 pensadores trazendo inovações/novidades em primeira mão num lugar de facílimo acesso para os brasileiros. Além disso, tentarei ir ao Burning Man e ao Social Good Summit. O Mauro Silva (sócio e vice-presidente de criação e planejamento da LiveAD) esteve no 99U Conference no ano passado e gostou bastante. Ouvi dizer que o PicNic está voltando e melhor este ano. Tem ainda uma conferência super legal que por algum motivo ainda é desconhecida no Brasil: The Webby Awards. Vale olhar. O Lucas Mello (CEO da LiveAD) sugere o The Feast também.”
– Ulisses Zamboni, sócio, presidente e diretor de planejamento da Santa Clara:
"Quatro eventos fariam a diferença para mim neste ano.
1. Content Marketing World, em Cleveland (EUA) – É um evento sobre conteúdo e storytelling de marcas. Junta palestras grandes, pequenas e laboratórios de cocriação. Cobrem quatro dias ao todo – de 08 a 11 de setembro em Cleveland. Vários keynnote speakers de ‘n’ diferentes segmentos e indústrias. Ademais, o Kevin Spacey vai palestrar no encerramento.
2. Picnic Festival – em Amsterdã. Ainda sem data marcada. Mas este ano teremos um Picnic Rio (ainda uma incógnita onde será exatamente). É um megaevento… Nem preciso me alongar.
3. Burning Man – em Black Rock City Nevada (EUA). Essa é piração psicanalítica total. É um experimento social ‘à la hyppies in the 70s’. Como é no deserto de Nevada, você ‘experimenta’ como a natureza é bem maior que você uma vez que vários fenômenos naturais ocorrem no período: ventos circulares, frio intenso a noite e sol intenso pela manhã, etc etc… O ponto forte é você ser "reinserido" numa comunidade de pessoas que não consomem por consumir, não estão isoladas nos seus celulares. É um experimento. …coisa de americano, mas socialmente interessante. Para minhas experiências na psicanálise, me parece interessante.
4. Dmexco – Digital Marketing Exposition and Conference – Colônia (Alemanha) – Mais ‘formal’, mas muito respeitado. É o maior encontro da Europa (talvez do mundo) sobre o mundo digital para o marketing, mídia e tecnologias que ajudam marcas a serem construídas. Nada assim avassalador com speakers fodas, mas o que há de mais moderno de ‘digital’ para uma marca está lá. Não tem o charme das loucuras dos festivais hippongas americanos do Vale do Silício, mas o negócio lá e bem sério. Vale muito a exposição com gadgets e usos dos aparelhos para ativações, etc."
– Pedro Porto, diretor de estratégias de marca do Twitter Brasil:
"Para onde eu vou em 2014
#CPBR2014 | Campus Party
#Cannes2014
#CopaDoMundo | Para viver o poder das ações #LIVE e ver de perto as ativações.
#PICNICBrasil | Para acompanhar o incrível evento de Amsterdan sobre o futuro da comunicaçnao e tecnologia, pela 1a vez no Brasil
Para onde eu queria ir em 2014
#SXSW2014
#TED2014
Aqui eu queria sentar, aprender e trocar experiências:
@SingularityU | Innovation Partnership Program or Executive Program
@Hyperisland | Mobile Creative ou mesmo o Master Class de 3 dias
Além disso, a Daniela Bogoricin, estrategista de marca, também indicou outros lugares e eventos bacanas que adoraria conhecer:
#FITC
#NYCreativeWeek2014
#ProductInnovationBerlin2014
#NEXTBerlin2014"
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