Assinar

A Geração G, dos Games

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

A Geração G, dos Games


7 de junho de 2011 - 1h52

Acabei de conhecer um novo aplicativo para celular interessantíssimo que foi lançado essa semana para aparelhos Android (lançamento para iPhone previsto para Julho). Trata-se do VuHunt, ou o que estão chamando de “o futuro Fourquare” (explicado abaixo).

Esse aplicativo combina geolocalização real, seus interesses pessoais, com conceito e ações de game. A idéia é permitir que os usuários possam competir com seus amigos para conquistar territórios no mundo real. Uma forma de registrar os lugares por onde você passa, ganhar pontos, recompensas e se divertir com seus amigos, ou novos amigos com interesses comuns, conquistando espaços. Além disso as pessoas disponibilizam fotos dos lugares por onde passam e podem responder a um jogo de perguntas e respostas ganhando mais pontos. Esses roteiros acabam funcionam como verdadeiros guias turísticos. O aplicativo também foi desenvolvido para reconhecer automaticamente os lugares que estão expostos nas fotos.

Video de como funciona:

Esse é um dos exemplos de um conceito novo de engajamento, o ˜gamification˜. Ou seja, uma maneira de deixar a interface do seu site, do seu conteúdo, muito mais interativa e interessante através de conceitos de games.

O grande sucesso desse conceito é o próprio Foursquare (www.foursquare.com), uma rede de relacionamento baseada em geolocalização. Quando você chega em algum lugar o usuário pode dar um ˜checkin” no endereço, avisando a sua rede de amigos que está presente naquele local. O bacana, assim como o VuHunt, é que as pessoas podem deixar recomendações e dicas nas paginas dos estabelecimentos. Os usuários da rede são reconhecidos por ˜badges˜ (distintivos) quando dão checkings em determinados horarios, se são os primeiros em algum lugar, se cumprem um certo volume de checkings e etc, estimulado uma competição por quem tem o maior numero de distintivos. Além disso, quem mais frequenta um determinado local recebe o nome de “mayor” (prefeito do estabelecimento) e tem o poder de editar as informações do local.

Varias empresas tem entrado no jogo e oferecido premiações e mimos para os “mayors” de seus estabelecimentos. Muito similar aos programas de relacionamento já conhecidos há alguns anos, o Foursquare permite que as empresas prestigiem seus clientes assíduos ou estimulem o compartilhamento de checkings em seus endereços.

No começo desse ano a rede social registrou seis milhões de usuários e um crescimento de 3400% no número de check-ins em 2010. Veja mais clicando aqui.

A Ikea, uma das maiores varejistas de móveis do mundo, também usou o conceito de ˜gamification” para chamar a atenção para o lançamento de um das novas lojas da Suécia. Antes de abrir a nova loja na cidade, a varejista resolveu lançar um site para que as pessoas pudessem espiar em primeira mão as novidades da loja através de um sistema similar ao Google Street View, chamado de ˜Store View”. Porem o que foi inusitado era que por trás das imagens do vídeo haviam mensagens que premiavam os internautas com moveis novos. Mesmo antes de abrir, a loja já era um sucesso.

Veja o vídeo: http://demo.fb.se/pr/ikea/store_view/

A Gartner, instituto de pesquisa de marketing, faz previsão que até 2014 mais de 70% das 2.000 maiores empresas de todo o mundo terão pelo menos uma aplicação no formato de games.

Aliás, o mercado de games em geral é algo que está crescendo muito no mundo e no Brasil. Segundo pesquisa da Real Games e Newzoo em 10 paises, o Brasil conta com 35 milhões de usuários de jogos digitais, sendo o 4o maior mercado do mundo neste segmento. Surge uma nova mídia para as empresas apresentarem seus produtos/ serviços dentro dos próprios jogos.

De fato o real e o virtual juntos podem trazer resultados sensacionais, ainda mais aliados a paixão das pessoas pelos jogos, ampliando a experiência de uma marca com seus clientes através de: recompensas e reconhecimento, capacidade de oferecer entretenimento, informação, conteúdo e criar conexões entre pessoas com interesses comuns.

* Andréa Dietrich é responsável pelo núcleo digital do Grupo Pão de Açúcar

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Festival de Verão Salvador 2025 bate recorde de receita em patrocínios

    Festival de Verão Salvador 2025 bate recorde de receita em patrocínios

    Edição de 2025 do festival conta com cerca de 20 marcas parceiras, entre elas, Banco do Brasil, Tim, Amstel, Coca-Cola, Nivea e Smirnoff

  • Média de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas

    Média de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas

    Estudo da Abrasel, em parceria com a Harmo, revela que mais de 83% dos reviews desses estabelecimentos tiveram 4 ou 5 estrelas