Mídia

JCDecaux medirá impacto socioambiental do OOH

Empresa traz ao Brasil ferramenta que calcula emissões de carbono, uso hídrico e impactos sociais e econômicos

i 24 de novembro de 2025 - 8h58

A JCDecaux escolheu o período de realização da COP 30 no Brasil para lançar, no País, a 360 Footprint, uma ferramenta que visa mensurar o impacto ambiental, social e econômico de uma campanha veiculada em mídia out-of-home (OOH). A ferramenta avalia o impacto em quatro dimensões: carbono, água, social e econômico.

Lenaic Pineau, diretora global de sustentabilidade da JCDecaux

Lenaic Pineau, diretora global de sustentabilidade da JCDecaux, acredita que solução pode ajudar clientes a cumprir suas metas sustentáveis (Crédito: Arthur Nobre)

A mensuração das emissões de carbono segue padrões internacionais para permitir comparações com outras mídias. A análise cobre todas as fases do ativo: fabricação de matérias-primas, transporte, fase de difusão (operação) e fim de vida. A medição do uso hídrico é realizada localmente, com as equipes operacionais registrando a quantidade de água utilizada para limpeza e manutenção dos ativos.

Nos aspectos social e econômico, a JCDecaux usa uma metodologia que mapeia o impacto de atividades como compra, venda, localização de fornecedores para calcular a geração de empregos e o valor econômico criado no território onde opera. A metodologia também considera a geração de empregos diretos e indiretos, a contribuição para serviços e infraestrutura pública e para a economia local. A ferramenta é auditada pela Ernst & Young (EY) para garantir confiabilidade e transparência.

Outro objetivo é ajudar clientes que também contam com metas sustentáveis e não conseguem dimensionar o impacto de suas campanhas.

Por enquanto, a JCDecaux não tem planos de tornar o 360 Footprint uma solução para todos os players a curto prazo, pois a ferramenta requer uma análise de dados rigorosa. “A maioria de nossos concorrentes não tem um departamento de produto e desenvolvimento para fazer este tipo de cálculo, nem uma equipe de sustentabilidade ou um auditor para verificar todos esses números. Espero que eles entrem nesse trem e trabalhem na confiabilidade de seus dados. E então, com certeza, o plano é poder compartilhar a metodologia com algumas organizações de mídia como a AdNet Zero para que todos possam avaliar o impacto de sua mídia da mesma maneira e para que nossos clientes e agências de mídia possam comparar os resultados”, explica a diretora global de sustentabilidade, Lenaic Pineau.

Outras iniciativas sustentáveis da JCDecaux

A iniciativa faz parte de uma série de ações da JCDecaux em prol de promover a sustentabilidade. A empresa mantém a meta de reduzir em 90% suas emissões de carbono até 2050 e pela metade até 2030. Em 2024, a companhia francesa já havia conseguido diminuir as emissões em 30%. A empresa afirma ter apresentado redução de 60% no consumo de energia para mobiliários de 2m² e cerca de 50% para ativos digitais com iluminação LED, tecnologias mais eficientes e ao efetuar o desligamento de painéis durante a noite quando não há fluxo de pessoas.

Além disso, a JCDecaux faz uso de frotas de etanol no Brasil e projeta seu mobiliário para durar 30 anos. A reforma de ativos existentes, em vez da fabricação de novos, pode reduzir as emissões em aproximadamente 70%, afirma Lenaic.

As emissões de Escopo 3, que envolve a cadeia de fornecedores, representam 90% do total de emissão de carbono da empresa. Para reduzir as emissões nessa esfera, a empresa atua na educação do mercado.

Expansão do 360 Footprint

O Brasil é o terceiro país a receber a iniciativa. A empresa escolheu o período da COP30 para o lançamento por considerar este um momento propício para estabelecimento de metas e processos em prol da sustentabilidade. Além disso, Lenaic considera o Brasil um mercado maduro, mas que precisa de um impulso para avançar em suas práticas sustentáveis.

A iniciativa foi lançada na França em 2022 como projeto piloto. Lenaic conta que, na época, o mercado de mídia e marketing ainda não tinha seus conhecimentos amadurecidos sobre emissão de carbono. Então, a empresa só lançou oficialmente a iniciativa este ano na França e na Itália. Na Europa, a solução de mensuração já conta com clientes de diferentes segmentos, como marcas de luxo, da indústria da energia e bancos.

No próximo ano, a JCDecaux deve lançar a ferramenta em seis países – incluindo países da América Latina -, a começar pela Alemanha em janeiro.