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Projeto Consumidor 2012

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Ponto de vista

Projeto Consumidor 2012


17 de novembro de 2011 - 11h41

Chegamos ao final de mais um ano. Festas, família, viagens, tudo isso já faz parte da rotina nesta época do ano, mas tem também aquela lista de promessas que fazemos a fim de traçar metas e objetivos para o ano que está chegando e, pensando nisso, estou lançando hoje o Projeto Consumidor 2012. A ideia desse projeto é ajudar vocês a construir sua to do list de 2012 quando se trata de estratégias voltadas aos seus consumidores. A cada semana um foco diferente para suas estratégias e o post de hoje vai tratar da customização geográfica. Tome nota.

No primeiro semestre de 2011 verificamos uma desaceleração no consumo em função da alta dos preços, no entanto, duas regiões específicas passaram a sustentar o crescimento de nosso país: Norte e Nordeste juntos e Sul.

Dois extremos geográficos com estruturas domiciliares, comportamento de compras e hábitos de consumo completamente diferentes que obtiveram forte expansão em desembolso representando 12% para NNE e 13% para o Sul frente a um crescimento de 10% em todo o Brasil.

Quando falamos de estrutura domiciliar, a região Sul responde por 7,3 milhões de lares e Norte e Nordeste por 12,8 milhões. No entanto, quando relacionamos ao consumo do Brasil, os sulistas são responsáveis por 15% de todo desembolso do país enquanto que o Norte e Nordeste por 27%.

No mesmo período pesquisado pela Kantar Worldpanel, outro dado relevante foi o crescimento em unidades compradas representando 4% no NNE e 9% no Sul enquanto que no Brasil esse crescimento foi bem mais moderado, de apenas 2%. Das categorias escolhidas por essas regiões estão as de maior valor agregado como Detergente Líquido para Roupa, Sorvete, Sobremesa Pronta, entre outras.

Em um país em que duas regiões tão diferentes em tamanho geográfico, descendência étnica, quantidade de habitantes, clima e outras inúmeras características sustentam seu crescimento, entender as aspirações desses consumidores e atendê-las será o seu diferencial.

Carlos Cotos é presidente da Kantar Worldpanel Brasil.  

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