Marketing

Por que a TIM propõe uma Black Friday “indecente”

Em campanha estrelada por Cauã Reymond, marca pretende alinhar construção de marca e indicadores de venda

i 31 de outubro de 2025 - 8h04

Na última quinta-feira, 30, os seguidores do ator Cauã Reymond nas redes sociais se depararam com o convite para uma “hotlist” exclusiva, e o anúncio de um projeto “indecente” com o qual estaria envolvido.

Trata-se de ação para a TIM, para a qual estrela a campanha de Black Friday da empresa de telecom. No filme, desenvolvido pela BETC Havas, o ator adquire, na loja conceito da TIM, na Oscar Freire, em São Paulo, um iPhone 16e por meio de uma oferta “indecente”.

Tim Black Friday

Em filme para a Black Friday da Tim, Cauã Reymond divulga oferta “indecente” da marca (Crédito: Reprodução)

O filme, bem como um teaser com as embaixadoras Iza e Ivete Sangalo, estreia nesta sexta-feira, 31, durante o intervalo comercial do Jornal Nacional, na TV Globo, o último com apresentação de William Bonner.

Por meio de estudo em parceria com a empresa On The Go, a TIM ouviu 200 consumidores e entendeu que eles buscam diferenciação e ofertas irresistíveis, únicas e ousadas durante a Black Friday — daí, surgiu o termo que norteou as ações que a tele preparou para a data promocional. “Dali, veio uma coisa de indecente, que nos pareceu diferente do que normalmente vemos no mercado”, lembra Marcos Lacerda, vice-presidente de marca e comunicação da operadora.

Essa é a primeira grande campanha sob o guarda-chuva do novo vice-presidente, que assumiu a cadeira em julho deste ano. Reportando-se diretamente ao CEO da TIM, Alberto Griselli, Lacerda vem liderando o posicionamento da marca corporativa, comercial e empregadora. “Combina um de nossos valores, que é a coragem de ser diferente e provocativo, à proposta de realmente trazer o poder de atenção das pessoas, a moeda que sempre buscamos”, diz.

A escolha de Cauã Reymond veio da escuta ativa das redes sociais. Com usuários saudosos em decorrência do final do remake de Vale Tudo (o último episódio foi exibido em 17 de outubro), trazer o ator que interpretou César Ribeiro na trama pareceu uma boa ideia para gerar conexão com o público. Cauã conta com 15 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram.

No online, os desdobramentos acontecem junto a um time de 700 creators nas plataformas digitais. “Hoje, as pessoas têm que falar. Para gerar uma conversa, não basta a própria marca falando dela mesma, mas pessoas refletindo e falando do jeito delas o porquê de a TIM estar trazendo aquela Black Friday indecente”, explica o executivo.

O projeto é fruto de algumas decisões, remonta Lacerda, a fim de aliar construção de marca e indicadores de venda por meio de um movimento de comunicação. Uma delas, a certeza de que estariam oferecendo um excelente negócio durante a data promocional. A campanha destaca o “iPhone mais barato do Brasil” como principal oferta para a ocasião.

Outra decisão foi a de trazer Iza e Ivete para a ação, ainda que o filme seja estrelado por Reymond.